Na Garagem: F1 realiza inusitada corrida de tratores antes do GP da Inglaterra

Bem longe dos tempos de Liberty Media, a F1 realizou um evento diferente para entreter o público pouco antes do GP da Inglaterra. A prova, que há 45 anos foi realizada em Brands Hatch, teve uma corrida de tratores como preliminar. E foi vencida por Carlos Reutemann, que superou Emerson Fittipaldi

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O GP da Inglaterra é o mais longevo dentre todos no Mundial de F1. Mas nem sempre foi realizado no icônico circuito de Silverstone. Entre 1964 e 1986, a antiga base aérea britânica se alternou com a não menos tradicional pista de Brands Hatch. Localizado em uma zona rural ao sul de Londres, perto da bucólica Swanley, o traçado foi palco de um momento dos mais curiosos da F1: uma corrida de tratores que antecedeu a edição de 1972 do GP da Inglaterra em um 15 de julho. Há exatos 45 anos.

 
A prova daquele ano valia pela sétima etapa da temporada. Emerson Fittipaldi, que vivia um ano de ouro na F1, liderava a tabela do Mundial de Pilotos e somava 34 pontos, contra 21 de Jackie Stewart e 19 de Denny Hulme. José Carlos Pace era um dos estreantes em 1972, assim como outro latino-americano, Carlos Reutemann.
 
O início da década de 1970 marcou um boom da indústria agrícola na Inglaterra. Anos antes, a Ford lançou uma linha de tratores que se tornou um sucesso. A grande vedete foi o Ford 5000, no topo dos tratores mais vendidos não apenas naquela época, mas por um período que durou até o começo dos anos 2000.
Emerson pilotou um trator da Ford em corrida de tratores na Inglaterra (Foto: F1 Retro)
Bem longe dos tempos de Liberty Media, a F1, por meio dos organizadores do GP da Inglaterra, teve uma ideia para não apenas entreter o público na prova, mas também para realizar uma grande jogada de marketing. A promoção da prova, em conjunto com a Ford, realizou uma corrida de tratores pouco antes da largada da corrida em Brands Hatch para apresentar a nova linha de veículos agrícolas.
 
A jogada foi perfeita para angariar novos consumidores dos tratores Ford, uma vez que boa parte do público presente nas arquibancadas era de fazendeiros ou de pessoas envolvidas na agricultura local.
 
O grid da prova, que aconteceu no sábado pela manhã, horas antes da largada da F1 em Brands Hatch, teve os seguintes pilotos: Emerson Fittipaldi, François Cevert, Jody Scheckter, José Carlos Pace, Denny Hulme, Chris Amon, Peter Revson, Dave Walker, Jean-Pierre Beltoise, Graham McRae, Carlos Reutemann e a grande estrela local, Jackie Stewart, detentor do título mundial de F1.
Grama virou pista para Carlos Reutemann, vencedor da corrida de tratores em Brands Hatch (Foto: F1 Retro)
A corrida teve um total de dez voltas. Para testar ao máximo a capacidade dos tratores, estava liberado até andar pela grama. E Reutemann fez da grama pista para levar a melhor na prova, que teve Fittipaldi em segundo lugar.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Horas mais tarde, porém, Emerson riu por último e venceu a corrida que de fato valia. A conquista em Brands Hatch veio depois de uma franca disputa com Jackie Stewart. O brasileiro triunfava pela quarta vez na F1 ao cruzar a linha de chegada 4s1 à frente do escocês. O milionário Peter Revson, da McLaren, completava o pódio. A vitória foi fundamental para a conquista do seu primeiro título mundial no fim daquele ano.

 
Ao comemorar a vitória junto com Colin Chapman e a Lotus, Emerson desfilou com a equipe e convidados diante de um grande público em Brands Hatch. O piloto e toda a comitiva estava em cima de uma carreta. Empurrada por um trator Ford 5000.
Emerson Fittipaldi venceu a corrida que valia de verdade naquele sábado (Foto: Forix)
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.