Na Garagem: Ferrari faz dobradinha com Lauda e Regazzoni no GP da Bélgica

Há 40 anos, Niki Lauda conquistava a sua décima vitória na F1 e disparava na liderança do campeonato. Na quinta corrida do ano, ele chegou aos 39 pontos, 24 a mais que os rivais mais próximos

Só deu Ferrari no quinto fim de semana da temporada 1976. No sábado, a equipe italiana conseguiu controlar a classificação e garantiu os dois lugares na primeira fila do grid. E no domingo, há exatos 40 anos, repetiu o domínio na corrida.
 
Niki Lauda foi quem encabeçou o domínio. Em busca do bicampeonato consecutivo, o austríaco cravou 1min26s55 na classificação em Zolder. Somente 0s05 mais rápido que Clay Regazzoni, mas o bastante para colocá-lo na pole.
A largada do GP da Bélgica de 1976 (Foto: Forix)
Na largada, James Hunt, o terceiro colocado, saiu melhor e passou Regazzoni, mas durou pouco à frente do suíço. Na sétima volta, já foi Clay quem passou na segunda posição.
 
Na dianteira, Lauda seguiu tranquilo. Liderou todas as 70 voltas e venceu com 3s de vantagem para Regazzoni. Lauda ainda foi o dono da volta mais rápida, confirmando o Grand Chelém.
 
A novidade foi a presença de Jacques Laffite no degrau mais alto do pódio, 35s atrás. Foi o primeiro pódio da Ligier no Mundial de F1.
 
Ao final da quinta etapa do campeonato, tudo parecia muito bem encaminhado para Lauda. Ele tinha 39 pontos. Clay Regazzoni e James Hunt dividiam a vice-liderança com 15 tentos.
 
Só que ainda tinha muita coisa para rolar em 1976…
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.