Na Garagem: Ferrari faz dobradinha com Lauda e Regazzoni no GP da Bélgica

Há 40 anos, Niki Lauda conquistava a sua décima vitória na F1 e disparava na liderança do campeonato. Na quinta corrida do ano, ele chegou aos 39 pontos, 24 a mais que os rivais mais próximos

Só deu Ferrari no quinto fim de semana da temporada 1976. No sábado, a equipe italiana conseguiu controlar a classificação e garantiu os dois lugares na primeira fila do grid. E no domingo, há exatos 40 anos, repetiu o domínio na corrida.
 
Niki Lauda foi quem encabeçou o domínio. Em busca do bicampeonato consecutivo, o austríaco cravou 1min26s55 na classificação em Zolder. Somente 0s05 mais rápido que Clay Regazzoni, mas o bastante para colocá-lo na pole.
A largada do GP da Bélgica de 1976 (Foto: Forix)
Na largada, James Hunt, o terceiro colocado, saiu melhor e passou Regazzoni, mas durou pouco à frente do suíço. Na sétima volta, já foi Clay quem passou na segunda posição.
 
Na dianteira, Lauda seguiu tranquilo. Liderou todas as 70 voltas e venceu com 3s de vantagem para Regazzoni. Lauda ainda foi o dono da volta mais rápida, confirmando o Grand Chelém.
 
A novidade foi a presença de Jacques Laffite no degrau mais alto do pódio, 35s atrás. Foi o primeiro pódio da Ligier no Mundial de F1.
 
Ao final da quinta etapa do campeonato, tudo parecia muito bem encaminhado para Lauda. Ele tinha 39 pontos. Clay Regazzoni e James Hunt dividiam a vice-liderança com 15 tentos.
 
Só que ainda tinha muita coisa para rolar em 1976…

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube