Na Garagem: inglês de 20 anos, Button ganha vaga na Williams para 2000

O brasileiro Bruno Junqueira estava quase que garantido como titular da Williams para a temporada 2000, mas Jenson Button virou o jogo na última hora e, aos 20 anos, se tornou o mais jovem britânico a estrear na F1

Jenson Button será, em 2016, o piloto mais experiente do grid da F1. Aos 36 anos, o britânico é o terceiro com mais GPs disputados na história da categoria, atrás apenas de Rubens Barrichello e Michael Schumacher. Essa trajetória começou oficialmente há 16 anos.
 
Foi em 24 de janeiro de 2000 que a Williams confirmou que o então jovem de 20 anos seria o companheiro de Ralf Schumacher na temporada que começaria um mês e meio mais tarde.
 
Para conquistar a vaga, Button teve de ultrapassar o brasileiro Bruno Junqueira na reta final. Meses mais tarde, Patrick Head, sócio de Frank Williams, admitiria que estava decidido a dar a Junqueira a vaga.
 
“Eu estava com a cabeça feita, deveríamos colocar Junqueira porque já estávamos familiarizados com ele e os engenheiros admiravam bastante o seu conhecimento técnico. Mas então Jenson fez um teste conosco em Jerez que de repente tornou a decisão bem difícil. Fomos para Barcelona e ele usou um acerto com o freio no pé esquerdo pela primeira vez, algo que ainda não tinha feito, e instantaneamente, em uma pista em que nunca tinha andado, foi muito rápido. No fim, tivemos que escolhê-lo”, disse Head, em novembro, quando já se sabia que Button daria lugar a Juan Pablo Montoya em 2001.
Jenson Button estreou na F1 aos 20 anos com a Williams em 2000 (Foto: BMW AG)
Button chamou a atenção da F1 ao dominar a F-Ford em 1998. Em 1999, ele subiu para a F3 e chegou em segundo lugar nos dois principais eventos da temporada: uma corrida na Coreia e o famoso GP de Macau. Em ambos, Button roubou a cena — apesar de não ter vencido.
 
“Decidimos escolher o Jenson porque sentimos que, a longo prazo, ele tem um potencial enorme”, afirmou Frank Williams ao anunciá-lo.
 
De fato, no longo prazo, Button alcançou este potencial — ainda que não pela Williams. Ele venceu pela primeira vez na F1 em 2006, com a Honda, e, em 2009, foi campeão com a Brawn GP. Na carreira de quase 300 GPs, ele foi ao alto do pódio 15 vezes.
 
“Estou nas nuvens. Tudo aconteceu muito rapidamente para mim. Eu gostaria de agradecer ao Frank Williams por esta decisão”, disse o recém-contratado Button. Em 2000, ele terminou em oitavo no Mundial de Pilotos com 12 pontos. O melhor resultado foi o quarto lugar no GP da Alemanha. A Williams foi a terceira colocada no Mundial de Construtores. Em 2001, Button se mudou para a Benetton.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.