Na Garagem: inspirado na F1, filme ‘Grand Prix’ é lançado nos Estados Unidos

Faz quase 40 anos que um dos filmes mais aclamados por fãs de automobilismo foi lançado: o ‘Grand Prix’, que estreou nos cinemas na semana do Natal de 1966

Para o fã de automobilismo, alguns filmes são clássicos. ‘Le Mans’ é um deles, ‘Rush’ é outro que, mais recentemente, entrou nessa lista. ‘Speed Racer’ também fez sucesso. E, há 39 anos, um dos grandes clássicos era lançado nos Estados Unidos: ‘Grand Prix’.
 
Dirigido por John Frankenheimer, o filme era baseado na F1 da década de 1960, e impressionava pela qualidade das imagens. Câmeras onboard, imagens coloridas em um tempo em que as corridas ainda eram vistas, majoritariamente, em preto-e-branco… E muita ação. Mais precisamente, 179 minutos.
Enquanto as cenas das corridas fazem, até hoje, os fãs se empolgarem, a parte técnica rendeu três prêmios no Oscar para o filme: de efeitos sonoros, edição e de melhor som.
 
Algumas das equipes eram retratadas com seu nome real, como a Ferrari, enquanto que uma escuderia japonesa que chegou no meio da década era conhecida como Yamura — seu dono era inspirado em Soichiro Honda. E os personagens principais também podiam ser associados a pilotos da vida real:
 
Jean-Pierre Sarti era um bicampeão que chegava à fase final da carreira; Pete Aron tentava recuperar sua boa reputação defendendo a Yamura; Scott Stoddard era um promissor piloto que se recuperava de um sério acidente; e Nino Barlini era um ex-campeão de motociclismo e promissor novato.
 
E os verdadeiros pilotos da época também aparecem ao fundo em muitas das cenas. Dentre eles estão os campeões Phil Hill, Graham Hill, Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Jochen Rindt e Jack Brabham.
 
O filme foi lançado em Blu-ray em 2011.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube