Na Garagem: na única corrida na F1, Winkelhock lidera de Spyker na Alemanha

O GP da Europa de 2007 teve uma surpresa enorme nas voltas iniciais: Markus Winkelhock na liderança. Quem? Sim, o último colocado no grid e estreante no Mundial de F1. A corrida ainda terminou com uma discussão acalorada entre Fernando Alonso e Felipe Massa

Quando Christijan Albers deixou a Spyker no meio da temporada 2007, Markus Winkelhock assumiu o segundo carro do time para o GP da Europa, em Nürburgring. Filho de Manfred Winkelhock e sobrinho de Joachim Winkelhock, ambos com breves passagens pela F1, Markus agora teria sua oportunidade, com direito aos 15 minutos de fama que seus familiares não tiveram na categoria.

 
Winkelhock alinhou na 22ª e última posição do grid, mas a equipe Spyker, comandada no pit-wall por Mike Gascoyne, foi brilhante. A chuva se aproximava, e o time decidiu ousar: ao final da volta de apresentação, chamou o alemão aos boxes e mudou para os pneus intermediários.
 
O que se viu a seguir foi a mais absoluta desordem: a chuva caiu no meio da primeira volta.
 
Os segundos iniciais já vinham sendo emocionantes o bastante com Lewis Hamilton pulando de décimo para quarto, mas tendo um pneu furado após o enrosco dos dois pilotos da BMW. Melhoraram ainda mais com vários pilotos perdendo o controle dos carros e escorregando para fora da pista.
 

           
    google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
    google_ad_slot = “5708856992”;
    google_ad_width = 336;
    google_ad_height = 280;

Ao final da primeira volta, o pole e líder Kimi Räikkönen puxou a fila em direção aos boxes. Contudo, errou e se viu de novo na reta dos boxes. Ao dar mais uma volta, já perdeu muito tempo em relação aos rivais diretos Felipe Massa e Fernando Alonso.

 
Então veio o inesperado: no meio da segunda volta, foi alcançado e ultrapassado por Winkelhock. A aposta da Spyker havia dado certo.
 
Vale a pena rever:

F1 – European GP 2007 – Race – Part 1 por F1Fanatics

Nos minutos seguintes, a chuva apertou ainda mais, e os pneus intermediários já não bastavam. No fim da reta, Massa ficou de lado e perdeu o segundo lugar para Alonso, mas ao menos se manteve na pista. Jenson Button, o quarto colocado, rodou e foi direto para a barreira de pneus. Depois dele, vieram vários outros: Nick Heidfeld, Scott Speed, Lewis Hamilton, para citar alguns, e Vitantonio Liuzzi, que por pouco não atingiu o trator que removia os carros. Não havia mais o que fazer a não ser parar a corrida.
 
Na relargada, a Spyker sabia que precisaria arriscar de novo. Esperando mais chuva, deixou Winkelhock com pneus para chuva forte, enquanto o restante ia ou com os intermediários ou, como no caso de Hamilton, com slicks. O plano falhou, e já na primeira curva o alemão foi ultrapassado por Massa e Alonso. Dez voltas depois, abandonou com problemas hidráulicos. Ele nunca mais andou no Mundial, tendo sido trocado por Sakon Yamamoto na etapa seguinte.
Markus Winkelhock é o único piloto a liderar sua única corrida de F1 (Foto: Spyker)
A prova continuou com Massa e Alonso na frente até a chuva enfim voltar a poucas voltas do final. O espanhol, então, passou a ter um ritmo melhor. Ao ultrapassar o brasileiro, os dois se tocaram, o que deixou o piloto da McLaren bastante irritado. Massa até ficou surpreso quando Alonso chegou à antessala do pódio pronto para a briga, e respondeu com o clássico “va cagare”. Mais tarde, até Alonso perceberia que havia se exaltado. Claro, os dois já possuíam um histórico.
 
Mark Webber completou o pódio com a Red Bull. Kimi até tinha conseguido se recuperar e era o terceiro colocado quando abandonou na 34ª volta com problemas hidráulicos.
 
Hamilton, enquanto isso, pela primeira vez terminou uma corrida fora do pódio. Ao retornar para os boxes, ele nem sabia para onde tinha de levar o carro. Após perder uma volta na confusão inicial, foi apenas o nono colocado. No que já era um ótimo campeonato, sua vantagem caiu de 12 para dois pontos para Alonso. Massa era o terceiro com 11 de desvantagem, e Räikkönen aparecia em quarto com 18 a menos.
O pódio do GP da Europa de 2007 (Foto: GEPA)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.