Na Garagem: no dia das declarações de guerra, Tazio vence última grande corrida

A Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha em 3 de setembro de 1939. No mesmo dia, em Belgrado, Tazio Nuvolari surpreendeu e venceu a última grande prova do automobilismo

Antes de existir o Mundial de F1, provas importantes aconteciam espalhadas ao longo do ano pela Europa. As importantes marcas e pilotos da época eram presença garantida, e Mercedes e Auto Union tornaram-se as forças dominantes na década de 1930.

 
Ao mesmo tempo, um nome se destacou no período: Tazio Nuvolari. Sua última vitória em uma prova de peso se deu em um dia 3 de setembro, no ano de 1939. O dia, o mesmo em que Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha devido à invasão da Polônia, representou o fim de uma era nas corridas.
 
Que o clima era tenso, era óbvio — já de muitos meses. Até por isso, equipes e pilotos estavam todos precavidos em Belgrado, no Reino da Iugoslávia. A maior parte dos membros das equipes sequer fazia outro caminho que não do hotel para o circuito e vice-versa.
Tazio Nuvolari desce do seu Auto Union após a última vitória da carreira (Foto: Reprodução)
Ordens expressas partiram de Adolf Hühnlein, membro do alto escalão do regime nazista, para que se competisse. O piloto Manfred von Brauchitsch chegou a tentar escapar, indo para o aeroporto no domingo de manhã, mas o chefe da Mercedes, Alfred Neubauer, foi buscá-lo.
 
A largada se deu no fim de uma tarde quente diante de mais de 75 mil pessoas. Nuvolari, que só chegou no sábado, acabou vencendo com a Auto Union após 50 voltas, aproveitando infortúnios dos principais rivais. Não houve grande festa, mas o vencedor foi recebido no pódio pelo príncipe-regente Paulo.

A partir de então, nenhum outro GP aconteceu. Uma última edição da Mille Miglia foi realizada em 1940. Já o GP de Belgrado não chegou a ser retomado com a Iugoslávia ficando do lado de lá da Cortina de Ferro ao final da guerra, na zona de influência soviética.

Terminada a guerra, Tazio chegou a competir em algumas provas e vencer, mas não nas etapas mais importantes. Sua última largada foi em abril de 1950. Depois disso, sua saúde começou a se deteriorar. Ele morreu em agosto de 1953 aos 60 anos.


PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.