Na Garagem: Pace morre em acidente de avião na Serra da Cantareira, em São Paulo

José Carlos Pace, vencedor de um GP no Mundial de F1, morreu há 39 anos em um acidente aéreo na Serra da Cantareira, Grande São Paulo

Foi em um dia 18 de março, no ano de 1977, que o automobilismo perdeu José Carlos Pace. ‘Moco’, como era conhecido, foi vítima de um acidente aéreo junto dos amigos Marivaldo Fernandes — também piloto — e Carlos Roberto de Oliveira, na Serra da Cantareira, em São Paulo.
 
Vencedor de um GP na carreira, em Interlagos, em 1975, Pace não era exatamente uma promessa. Já tinha 32 anos quando disputou sua última corrida na F1, na África do Sul, dias antes de sua vida chegar ao fim. No entanto, muitos acreditavam que, tivesse a Brabham um carro capaz de brigar pelo título, ele seria capaz de disputar a taça até o fim. O melhor estava por vir.
José Carlos Pace vence GP do Brasil de 1975 (Foto: LAT Photographic/Forix)
Sua passagem pela principal categoria do automobilismo teve, ao todo, 72 largadas, uma pole e uma vitória, representando Williams, Surtees e Brabham. Foram seis pódios e a sexta colocação no campeonato de 1975 como melhor resultado em uma temporada. Também chegou a guiar pela Ferrari em provas de endurance.
 
Para ele, a temporada 1975 havia começado com um segundo lugar no GP da Argentina, seguido por um abandono no Brasil e uma corrida prejudicada por problemas na África do Sul. 
 
De volta ao Brasil após o GP em Kyalami, ele faria a viagem para Araraquara em uma chuvosa sexta-feira. No dia seguinte, iria a um batizado em Ribeirão Preto.
 
No entanto, pouco depois da decolagem no Campo de Marte, o mau tempo na região da Grande São Paulo fez com que a rota do avião fosse alterada, e o monomotor acabou atingindo uma árvore no município de Mairiporã. A aeronave ficou completamente destruída. Testemunhas disseram aos jornais à época que o avião voava baixo e em círculos — possivelmente procurando um lugar para um pouso forçado. O enterro aconteceu no Cemitério do Araçá.
 
‘Moco’ foi homenageado em 1985 com o nome do Autódromo de Interlagos — desde então, oficialmente, Autódromo José Carlos Pace.
 
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.