Na Garagem: pela 1ª vez na história da F1, vencedor põe duas voltas no 2º colocado
Só duas vezes na história da F1 o vencedor terminou a corrida com duas voltas de vantagem para o segundo colocado. A primeira delas foi há 47 anos
Um dos maiores passeios na história da F1 foi o de Jackie Stewart no GP da Espanha de 1969, o ano do primeiro título do escocês na categoria.
Vindo de vitória no GP da África do Sul, que abrira a temporada, Stewart largou na quarta posição com a Matra-Cosworth nas ruas de Barcelona, no circuito de Montjuïc. A pole ficou com o austríaco Jochen Rindt, da Lotus. Só 14 pilotos largaram.
A corrida começou com Rindt seguindo em primeiro, mas a Lotus teve problemas com a asa traseira tanto de Rindt quanto de Graham Hill, e os dois pilotos bateram e abandonaram. Rindt ficou com o corpo um tanto dolorido e cheio de hematomas e quebrou o nariz.
A frente ficou para Chris Amon, com Jo Siffert em segundo. Siffert durou até a volta 31, quando o motor quebrou. Os motores também deixaram na mão Jack Brabham, na volta 51, e Amon, na 56. Essa sequência de falhas colocou Stewart em primeiro com uma larga vantagem para quem vinha atrás.
A corrida acabou com Stewart completando as 90 voltas programadas em 2h16min53s990. Bruce McLaren foi o segundo colocado, porém deu só 88 voltas. Jean-Pierre Beltoise chegou em terceiro depois que a suspensão de Jacky Ickx quebrou nos últimos quilomêtros. Denny Hulme e John Surtees terminaram em quarto e quinto, respectivamente.
Só em uma outra oportunidade a F1 viu um piloto vencer com duas voltas de vantagem: foi no GP da Austrália de 1995. Damon Hill passou duas vezes a mais pela linha de chegada que Olivier Panis.
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