Na Garagem: primeiro carro russo da história da F1 é apresentado em Silverstone

A Jordan se tornou Midland — ou simplesmente MF1 — para a temporada 2006 da F1, e foi há exatos dez anos que o primeiro carro russo da história da categoria foi apresentado ao público

A Rússia só foi ter um piloto no grid da F1 em 2010. Mas a história do país na categoria começou antes no Mundial de Construtores. Há exatos dez anos, em Silverstone, era apresentado ao mundo o primeiro carro de F1 russo de todos os tempos.
 
Meses antes, o bilionário Alex Shnaider havia comprado a Jordan. Ao final de 2005, o carismático time dos carros pretos e amarelos se despediu. Em 2006, entrou em cena a Midland — que ficaria mais conhecida como apenas MF1.
 
Pela primeira vez, uma equipe correria sob a bandeira da Rússia no Mundial — ainda que a fábrica ficasse do outro lado da rua em Silverstone, na casa construída por Eddie Jordan.
O M16, carro da Midland para a temporada 2006 da F1 (Foto: Divulgação)
Colin Kolles, diretor da MF1, fez questão de deixar claro: “Nós reformamos toda a empresa e o quartel-general como o primeiro estágio dos nossos planos, que são de longo prazo. O M16 é um produto 100% da MF1 Racing, uma prova concreta das nossas intenções”.
 
Os titulares apresentados foram Tiago Monteiro e Christijan Albers, ambos novatos em 2005 na Jordan e na Minardi, respectivamente. Markus Winkelhock, Giorgio Mondini e Adrian Sutil seriam os pilotos de testes.
 
O objetivo para aquele primeiro ano? Apresentar progresso e se aproximar do pelotão intermediário — andar perto de Red Bull e BMW.
 
E o plano de Shnaider? “Ficar na F1. Não tenho a intenção de vender. Estou aqui para ficar, comprometido com a F1, um grande esporte”, afirmou.
 
Não foi bem assim. Já para a temporada seguinte, o grupo holandês Spyker comprou a MF1 por pouco mais de US$ 100 milhões. Desde 2008, a escuderia atende pelo nome de Force India.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.