Na Garagem: Villeneuve vence pela sexta e última vez no Mundial de F1

Vindo de vitória no GP de Mônaco, Gilles Villeneuve tratou de levar mais um troféu de primeiro lugar para casa — o último de sua carreira

Debaixo de um calor escaldante, Gilles Villeneuve deu um de seus derradeiros shows na F1 há exatos 35 anos na Espanha.

 
Foi em um dia 21 de junho, com os termômetros marcando quase 40 graus em Jarama, que o canadense conquistou sua sexta e última vitória na F1. Ele morreria alguns meses depois, em maio de 1982.
 
No GP da Espanha, três semanas depois de sua vitória em Mônaco, o ferrarista estava em sétimo lugar no grid. A pole foi de Jacques Laffite, a sétima e última de sua carreira, com Alan Jones e Carlos Reutemann logo depois.
 
O triunfo começou a nascer já na largada: Gilles saltou para terceiro na primeira curva. No final da volta, atacou Reutemann e tomou o segundo posto.
 
Jones era o líder, com Laffite tendo largado bem mal. E o defensor do título mundial foi abrindo nas voltas iniciais até cometer um erro e jogar toda a vantagem fora, caindo para terceiro.
Praticamente não existiu diferença entre os cinco primeiros na Espanha em 1981 (Foto: Forix)
A corrida seguiu com Villeneuve marcado de perto por Reutemann. Rapidamente, uma fila de cinco carros se formou: Watson, Laffite e o italiano Elio de Angelis estavam colados no argentino também. Nessa fila, a mudança foi a recuperação de Laffite para acabar em segundo.
 
Na linha de chegada, os cinco ficaram separados por somente 1s24.
 
Naquele fim de semana, a F1 se despediu de Jean-Pierre Jabouille como piloto: ele decidiu se aposentar devido às lesões que sofrera em um acidente no fim do ano anterior e que vinham comprometendo seu desempenho. Tornou-se dirigente pouco depois.
 
No campeonato, a vitória permitiu que Villeneuve sonhasse: ele estava 16 pontos atrás de Reutemann após as duas vitórias consecutivas, mas deixaria de pontuar nas seis provas seguintes.
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Relacionadas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.