Foi em um dia 21 de junho, com os termômetros marcando quase 40 graus em Jarama, que o canadense conquistou sua sexta e última vitória na F1. Ele morreria alguns meses depois, em maio de 1982.
No GP da Espanha, três semanas depois de sua vitória em Mônaco, o ferrarista estava em sétimo lugar no grid. A pole foi de Jacques Laffite, a sétima e última de sua carreira, com Alan Jones e Carlos Reutemann logo depois.
O triunfo começou a nascer já na largada: Gilles saltou para terceiro na primeira curva. No final da volta, atacou Reutemann e tomou o segundo posto.
Jones era o líder, com Laffite tendo largado bem mal. E o defensor do título mundial foi abrindo nas voltas iniciais até cometer um erro e jogar toda a vantagem fora, caindo para terceiro.
Praticamente não existiu diferença entre os cinco primeiros na Espanha em 1981 (Foto: Forix)
A corrida seguiu com Villeneuve marcado de perto por Reutemann. Rapidamente, uma fila de cinco carros se formou: Watson, Laffite e o italiano Elio de Angelis estavam colados no argentino também. Nessa fila, a mudança foi a recuperação de Laffite para acabar em segundo.
Na linha de chegada, os cinco ficaram separados por somente 1s24.
Naquele fim de semana, a F1 se despediu de Jean-Pierre Jabouille como piloto: ele decidiu se aposentar devido às lesões que sofrera em um acidente no fim do ano anterior e que vinham comprometendo seu desempenho. Tornou-se dirigente pouco depois.
No campeonato, a vitória permitiu que Villeneuve sonhasse: ele estava 16 pontos atrás de Reutemann após as duas vitórias consecutivas, mas deixaria de pontuar nas seis provas seguintes.
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.