Hülkenberg rejeita papel de “mentor” de Bortoleto na Sauber: “F1 é competição”

Com muito mais experiência na Fórmula 1 do que Gabriel Bortoleto, Nico Hülkenberg afirmou que está focado apenas em ajudar a Sauber e desenvolver a própria carreira

Aos 37 anos de idade e prestes a começar a 12ª temporada na Fórmula 1, Nico Hülkenberg deixou bem claro que ainda é um piloto competitivo e que, por isso, não quer assumir o papel de “mentor” de Gabriel Bortoleto a partir de 2025. De olho no projeto da Audi, que assumiu por completo o controle da Sauber no início de janeiro, o alemão disse que está ansioso para encarar o desafio que terá pela frente.

Antes de ser confirmado como representante da marca das quatro argolas na categoria principal do automobilismo, o dono do #27 construiu um currículo recheado de experiências, com passagens pela Williams, Force India, Renault e Haas, por exemplo. Embora nunca tenha conquistado uma vitória ou sequer um pódio na carreira, sempre foi elogiado pela capacidade de ajudar no desenvolvimento dos carros e, desta forma, visto de maneira positiva por todos no paddock.

Por outro lado, Bortoleto está se preparando para dar os passos iniciais na classe rainha — mas já rodeado de muitas expectativas. Depois de conquistar o título da Fórmula 3 no ano de estreia, em 2023, o brasileiro conseguiu repetir o feito e levou o troféu da Fórmula 2 logo na primeira tentativa, juntando-se a George RussellOscar Piastri e Charles Leclerc na lista de pilotos que alcançaram tamanha façanha.

Em momento distintos na F1, muitos cogitaram a possibilidade de Hülkenberg servir como uma espécie de mentor para Gabriel durante o campeonato, transferindo um pouco do conhecimento adquirido ao longo do caminho trilhado até aqui. No entanto, em uma entrevista ao site Motorsport Week, o ex-colega de Kevin Magnussen tratou rapidamente de descartar essa possibilidade.

Nico Hülkenberg rejeitou o papel de mentor de Gabriel Bortoleto a partir de 2025 (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

“Não acredito que, quando estamos em uma equipe, somos realmente um mentor para o próprio companheiro de time, mesmo que eu seja o mais velho e o mais experiente dos dois. Enfim, no final das contas, é sempre uma competição, mesmo que estejamos correndo pela mesma equipe”, disse Nico, antes de garantir que o objetivo é alcançar o que acredita ser benéfico para o próprio futuro.

“Quero fazer um bom trabalho para a Sauber, mas também para mim mesmo e para a minha carreira. Então, estou ansioso para trabalhar lá e enfrentar o desafio”, concluiu.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.