Mazepin é punido por bloquear Norris no Q1 e leva outro ponto na carteira em Barcelona

Punido por bloquear a passagem de Lando Norris no Q1 da classificação em Barcelona, Nikita Mazepin levou mais 1 ponto na carteira de sanções e também perdeu três posições no grid do GP da Espanha. O que, no caso da segunda punição, não vale muito, já que o russo vai largar em último neste domingo

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Quem disse que Nikita Mazepin não marcaria pontos na sua temporada de estreia na Fórmula 1? A quarta etapa do campeonato sequer foi completada, mas o russo já soma 2 tentos na carteira de punições, o segundo em seis dias. Desta vez, o piloto foi sancionado por ter bloqueado a passagem de Lando Norris na passagem pela chicane, entre as curvas 13 e 14, durante volta rápida no Q1 na classificação do GP da Espanha, na tarde deste sábado (8), em Barcelona.

Mazepin, que foi chamado à torre dos comissários junto com Norris, também foi punido com a perda de três posições no grid da prova deste domingo, o que não muda nada, já que o dono do carro #9 já largaria em último de qualquer forma em razão do pior tempo de volta na primeira fase da classificação.

Segundo documento divulgado pela direção de prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fórmula 1, os comissários reportaram que, “ao se aproximar das curvas 10 e 11, Mazepin foi informado de que Norris estava se aproximando e estava em uma volta rápida atrás dele, e foi informado da diminuição da diferença até o incidente”.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nikita Mazepin amargou outra punição na temporada 2021 da F1 (Foto: Haas F1 Team)

WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Espanha de Fórmula 1

“Mazepin reduziu para manter a diferença para Mick Schumacher, que estava à sua frente, com os dois na preparação para abrir suas respectivas voltas rápidas. Entre as curvas 13 e 14, Kimi Räikkönen e Yuki Tsunoda, que estavam entrando nos boxes, passaram à frente de Mazepin. Os dois carros também foram informados da aproximação rápida de Norris, e está claro que eles saíram do seu caminho. No entanto, isso criou uma situação difícil para Mazepin”, explicou a direção de prova.

“Os comissários determinaram que, tendo sido claramente informados sobre a aproximação de Norris, a decisão de Mazepin de passar novamente Räikkönen e Tsunoda claramente bloqueou Norris, que perdeu tempo significativo. Os comissários admitem que esta sequência de curvas cria um desafio especial para os pilotos na classificação e que Mazepin enfrentou uma situação difícil. No entanto, se Mazepin tivesse esperado que Norris passasse, ele poderia ter seguido Norris, os comissários determinaram que essa oportunidade estava disponível para ele sem que isso comprometesse significativamente sua volta seguinte”, salientou.

“Os comissários, portanto, ordenaram a punição habitual para bloqueio desnecessário, perda de três posições no grid e um único ponto de sanção”, definiu a direção de prova da FIA para a F1.

Norris se junta à lista dos pilotos insatisfeitos com Mazepin neste começo de temporada. O prodígio britânico criticou o russo e entende que, com um jogo de pneus macios perdido, não conseguiu fazer mais do que a nona colocação no grid de largada do GP da Espanha deste domingo.

“Acho que isso hoje me custou a classificação. O carro estava muito bom. Acho que não fiz um trabalho ruim. Só tive um cara que me segurou muito, o que me fez precisar usar meu segundo jogo de pneus. Quando tudo é separado em décimos, centésimos e milésimos, você quer ter a oportunidade para melhorar e não pode vacilar. Quando você tem algo assim e só um jogo de pneus para acelerar, acontece isso. É um pouco chato porque sinto que poderíamos ter ficado em quinto ou sexto, mas não aconteceu”, afirmou Norris em entrevista ao site britânico RaceFans.

No GP de Portugal do último domingo, Mazepin foi punido também com 1 ponto na carteira depois de não respeitar a sinalização de bandeiras azuis quando estava à frente de Sergio Pérez, que liderava a corrida antes de fazer seu pit-stop. Agora, Nikita soma 2 pontos na carteira e coleciona uma série de críticas e desafetos na F1. Isso com apenas quatro finais de semana na principal categoria do Mundial.

O GP da Espanha de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h (de Brasília) neste domingo. A transmissão vai ficar a cargo da Band na TV aberta e também do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.