Organização do GP de Baku termina desenho da pista que vai receber F1 em 2016 e aguarda homologação da FIA

A organização da primeira prova da F1 em Baku, no Azerbaijão, terminou o desenho do circuito de rua que vai abrigar os bólidos em 2016 e agora está esperando que a FIA dê luz verde. Segundo o chefe da equipe de organização, Arif Rahimov, Charlie Whiting não apontou grandes falhas no projeto final

Mais ou menos um ano desde agora, em julho de 2016, Baku, capital do Azerbaijão, vai receber pela primeira vez em sua história um GP da F1. E segundo a organização de prova, que já trabalha a todo o vapor, o traçado por onde os bólidos vão passar está pronto para ser chancelado pela FIA.
 
Quem disse foi o chefe da organização, Arif Rahimov. Ele contou que a finalização completa da pista está por algumas questões de segurança em certas curvas, mas são questão de tempo. Rahimov disse que conversou com Charlie Whiting, que não apontou qualquer grande defeito. Agora é esperar.
 
"O desenho da pista foi finalmente finalizado. Há apenas pequenos detalhes como equipação de segurança em algumas curvas que levam um pouco mais pra serem finalizadas, mas estamos esperando a homologação ser feita. Também nos encontramos com Charlie Whiting na Hungria para discutir o que ele tem a dizer", declarou ao site inglês 'Motorsport.com'.
Traçado de rua de Baku (Foto: Divulgação)
Rahimov também está plenamente confiante que a pista projetada por Hermann Tilke dará chances aos pilotos para ultrapassagens.
 
"Sim, há uma reta longa antes da curva um. É uma grande possibilidade de ultrapassagem. Há bastante lugar onde você pode ultrapassar", disse.
 
Para o primeiro ano, a pista vai ter uma capacidade de 19 mil lugares, podendo aumentar com alguns artifícios. Mas, segundo Rahimov, os objetivos iniciais quanto ao público são criar uma "cultura do automobilismo" dentro do país e montar um show bom o bastante para que os estrangeiros que lá chegarem pela F1 pensem em voltar no futuro.
 
"A primeira coisa que precisamos nos certificar é de mantermos a popularidade e o interesse da comunidade da F1 e das pessoas que viajam com corridas da F1, para eles virem a Baku e realmente se interessarem em voltar. Estamos tentando organizar a melhor corrida possível para ter certeza de que as pessoas volta, nos próximos anos", explicou.
 
"Em segundo lugar, estamos tentando desenvolver algum tipo de programa para nos certificarmos de que aumentamos a popularidade do esporte dentro do país, porque não há cultura do automobilismo. Vamos tentar diferentes programas na TV e por marketing para aumentar o interesse no esporte", encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.