Piastri alerta McLaren sobre liderança nos Construtores: “Não pode tomar como certa”
Oscar Piastri admitiu que a McLaren está em um novo patamar na Fórmula 1 e celebrou a liderança do Mundial de Construtores, mas pregou pés no chão e disse que a equipe não pode perder o foco. Segundo ele, as coisas "podem mudar rapidamente" na categoria
Depois de mais uma vitória na Fórmula 1 no último fim de semana, no GP de Singapura, a McLaren manteve o posto de protagonista da categoria e abriu uma vantagem ainda maior sobre a Red Bull no Mundial de Construtores. Com o triunfo de Lando Norris e o terceiro lugar de Oscar Piastri, o time inglês deixou Marina Bay com 40 pontos, enquanto os taurinos conseguiram 19 — cortesia de Max Verstappen, o segundo, e Sergio Pérez, o décimo.
Com isso, a vantagem da McLaren na liderança do Mundial de Construtores aumentou para 41 pontos, restando seis corridas — e três sprints — até o fim da temporada. Piastri admitiu que o cenário tem sido positivo para as ambições da equipe, mas destacou a importância de manter o foco e não “tomar nada como garantido”.
“No Mundial de Construtores, claramente a trajetória tem ido na direção certa por bastante tempo”, admitiu Piastri. “Obviamente, temos um carro rápido nesse momento, e os dois pilotos estão marcando bons pontos consistentemente”, analisou o australiano.
“Então, sinto que estamos fazendo um bom trabalho como equipe, mas nunca podemos tomar isso como algo garantido, porque as coisas podem mudar muito rapidamente”, destacou Oscar.
Depois de uma classificação abaixo do esperado, Piastri precisou recuperar terreno na corrida e ultrapassou os dois carros da Mercedes para conquistar o terceiro lugar. O australiano admitiu que o desempenho de sábado (21) atrapalhou, mas enalteceu o “controle de danos” da McLaren durante a corrida.
“O sábado não foi o ideal. Na corrida, o objetivo era chegar no pódio. Acho que perder muito tempo atrás da Mercedes no primeiro stint fez com que isso fosse o máximo. É claro, preferia vencer, mas acho que foi um bom controle de danos”, avaliou.
“Durante o fim de semana, sofri bastante nos treinos livres. Senti que dei um bom passo à frente para a classificação. Não executei tão bem como deveria, mas aprendi muito nesse fim de semana. Mesmo que o resultado não tenha sido o que esperávamos, fizemos um bom trabalho ao maximizar os pontos, especialmente para a equipe”, finalizou Piastri.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.