Piastri alerta McLaren sobre liderança nos Construtores: “Não pode tomar como certa”

Oscar Piastri admitiu que a McLaren está em um novo patamar na Fórmula 1 e celebrou a liderança do Mundial de Construtores, mas pregou pés no chão e disse que a equipe não pode perder o foco. Segundo ele, as coisas "podem mudar rapidamente" na categoria

Depois de mais uma vitória na Fórmula 1 no último fim de semana, no GP de Singapura, a McLaren manteve o posto de protagonista da categoria e abriu uma vantagem ainda maior sobre a Red Bull no Mundial de Construtores. Com o triunfo de Lando Norris e o terceiro lugar de Oscar Piastri, o time inglês deixou Marina Bay com 40 pontos, enquanto os taurinos conseguiram 19 — cortesia de Max Verstappen, o segundo, e Sergio Pérez, o décimo.

Com isso, a vantagem da McLaren na liderança do Mundial de Construtores aumentou para 41 pontos, restando seis corridas — e três sprints — até o fim da temporada. Piastri admitiu que o cenário tem sido positivo para as ambições da equipe, mas destacou a importância de manter o foco e não “tomar nada como garantido”.

“No Mundial de Construtores, claramente a trajetória tem ido na direção certa por bastante tempo”, admitiu Piastri. “Obviamente, temos um carro rápido nesse momento, e os dois pilotos estão marcando bons pontos consistentemente”, analisou o australiano.

“Então, sinto que estamos fazendo um bom trabalho como equipe, mas nunca podemos tomar isso como algo garantido, porque as coisas podem mudar muito rapidamente”, destacou Oscar.

Piastri largou em quinto e chegou em terceiro em Singapura (Foto: AFP)

Depois de uma classificação abaixo do esperado, Piastri precisou recuperar terreno na corrida e ultrapassou os dois carros da Mercedes para conquistar o terceiro lugar. O australiano admitiu que o desempenho de sábado (21) atrapalhou, mas enalteceu o “controle de danos” da McLaren durante a corrida.

“O sábado não foi o ideal. Na corrida, o objetivo era chegar no pódio. Acho que perder muito tempo atrás da Mercedes no primeiro stint fez com que isso fosse o máximo. É claro, preferia vencer, mas acho que foi um bom controle de danos”, avaliou.

“Durante o fim de semana, sofri bastante nos treinos livres. Senti que dei um bom passo à frente para a classificação. Não executei tão bem como deveria, mas aprendi muito nesse fim de semana. Mesmo que o resultado não tenha sido o que esperávamos, fizemos um bom trabalho ao maximizar os pontos, especialmente para a equipe”, finalizou Piastri.

Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.