Piastri diz que ninguém esperava recuperação da McLaren: “Estive no fundo do grid”
Em apenas dois anos de Fórmula 1, Oscar Piastri já acumula a experiência de andar nas duas pontas do grid, mas, obviamente, quer continuar brigando por pódios e vitórias
Oscar Piastri vive apenas seu segundo ano na Fórmula 1, mas já acumula a experiência de disputar posições de ponta a ponta no grid da categoria. Quem acompanhou a F1 2023, viu o início de uma temporada com a McLaren andando muito atrás, disputando posições com a Sauber e sendo muito criticada pela falta de desempenho nas primeiras corridas daquela temporada. Em apenas um ano e meio, a realidade é completamente diferente. A equipe britânica tem o melhor carro do grid e já se coloca como favorita para bater a Red Bull e conquistar o Mundial de Equipes em 2024.
Para o piloto australiano, a virada de chave do time laranja papaia foi determinante para escalar o pelotão com tanta rapidez e hoje brigar constantemente por vitórias.
“Definitivamente, não tem sido ruim andar na frente. Eu teria ficado muito feliz se tivesse entrado em uma equipe que estivesse na ponta logo de cara, mas já estive no fundo do grid. Isso talvez tenha me ajudado a evoluir”, afirmou ao site GP Blog.
Piastri começou a temporada andando atrás de Lando Norris, mas cresceu no mesmo ritmo do MCL38 e, hoje, duela a cada prova com o companheiro de equipe por vitórias e pódios. A McLaren prefere não nomear um piloto número um e permite que os dois disputem, de maneira limpa, na pista. O australiano, que já venceu na F1, se vê preparado para alcançar cada vez mais.
“Ainda há muita expectativa e, quando você enfrenta Lando Norris, nunca é fácil. Talvez isso tenha tirado um pouco da pressão de conseguir grandes resultados logo de cara. Acho que agora, estando bem na frente, sinto que estou o mais preparado possível. É claro que ainda estou aprendendo ao longo da temporada, mas, de certa forma, foi bom experimentar os dois lados do grid”, observou o #81.
“Uma das grandes coisas que aconteceu foi ver o quanto a equipe estava motivada para sair daquela situação ruim no início do ano passado e chegar onde estamos agora. Para ser sincero, acho que ninguém esperava. Então, foi legal ver os dois lados. Definitivamente, prefiro este lado do grid. É muito especial poder lutar por vitórias”, concluiu Piastri.
A Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.