Piastri fala em “corrida mais divertida do ano”, mas lamenta 3º lugar no GP do Catar

Oscar Piastri destacou que espetáculo melhorou após GP do Catar ter sido transferido para o final da temporada, com temperaturas mais amenas

Oscar Piastri conquistou o terceiro lugar no GP do Catar de Fórmula 1, realizado neste domingo (1). O australiano destacou que a corrida foi “a mais divertida do ano”, mas lamentou o resultado, aponta que tinha expectativas mais elevadas para a prova no autódromo de Lusail.

Apreciador da pista do Catar, Piastri também revelou a dificuldade em tentar ultrapassagens em Lusail por conta dos ritmos parecidos entre as principais equipes — Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes.

O australiano acredita que o nível do espetáculo do GP do Catar melhorou com relação a 2023, quando o forte calor fez os pilotos sofrerem fisicamente. Piastri acredita que as temperaturas mais amenas ajudaram nesse sentido.

“Foi uma corrida complicada. Os carros da frente tinham ritmos muito similares, o que fez ser bem difícil entrar na zona de DRS e, então, ficamos distantes de usar a asa móvel para fazer ultrapassagens. Alguma disputa com Charles [Leclerc], mas é legal estar no pódio, porém, não é o resultado que queria”, falou Piastri.

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

“Definitivamente [o safety-car contribuiu para diminuir o desgaste físico]. Mas acho que foi a temperatura que ajudou. A pista estava muito mais rápida esse ano, mas o fato é que o carro não parecia uma sauna, então, a vida foi um pouco mais fácil. Uma baita pista, provavelmente, a corrida mais divertida da temporada. Gostei da prova, mas não exatamente do resultado”, completou.

Piastri também externou a preocupação com a disputa pelo Mundial de Construtores, já que a Ferrari diminuiu a vantagem no Catar, sobretudo após punição de stop & go para Lando Norris, que não respeitou a velocidade durante trecho sob bandeira amarela. São 21 pontos de frente para o time laranja-papaia.

“Não sei o que aconteceu para punirem Lando, não tenho certeza de qual punição foi. Mas, obviamente, um grande problema [levar a disputa do Mundial de Construtores para a última corrida. Tem sido um ano emocionante. Espero que estejamos fortes. Vamos levar tudo o que temos para conquistar esse título”, encerrou Piastri.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.