Piastri esnoba batalha e ignora Aston Martin na F1 2023: “Batê-los não era objetivo”

Segundo Oscar Piastri, o início ruim de temporada da McLaren fazia com que a equipe buscasse qualquer resultado positivo na pista. Porém, admitiu que não esperava conseguir alcançar a Aston Martin, que abriu o ano com seis pódios em oito corridas

Em sua primeira visita ao Brasil para uma etapa de Fórmula 1, no próximo fim de semana, Oscar Piastri abordou a fase atual da McLaren na categoria e destacou a evolução do carro ao longo da temporada. Questionado pelo GRANDE PRÊMIO se esperava vencer a Aston Martin na batalha pelo quarto lugar do campeonato, o australiano admitiu que não — pelo menos, até o GP da Áustria.

Por outro lado, o companheiro de Lando Norris reconheceu que ultrapassar a Aston Martin não era um objetivo da McLaren no início do campeonato. Vivendo momentos difíceis nas primeiras rodadas do ano, o time inglês buscava qualquer resultado que a ajudasse a subir de rendimento.

“Até a Áustria não, definitivamente não [esperava terminar o ano à frente da Aston Martin]”, admitiu Piastri. “A forma que trabalhamos não foi necessariamente para alcançá-los, não acho que tínhamos como um objetivo específico superar a Aston Martin. Estávamos apenas tentando melhorar, e qualquer resultado que conseguíssemos seria positivo”, explicou.

Com o crescimento da McLaren no campeonato, entretanto, a situação mudou completamente. A Aston Martin estagnou e não conseguiu mais brigar regularmente por pódios, o que permitiu a aproximação — e posterior ultrapassagem — do time de Zak Brown no Mundial de Construtores.

Oscar Piastri admitiu surpresa com os resultados da McLaren na segunda metade da F1 2023 (Foto: McLaren)

Além de torcer para que sua equipe permaneça à frente, Piastri também olha para 2024 e espera que a McLaren entre na nova temporada em um bom nível. Porém, mais uma vez, o australiano admitiu sua surpresa com os resultados do time na segunda metade do campeonato.

“Mas os resultados nas últimas corridas foram suficientes para ultrapassar a Aston Martin”, destacou. “E é claro que, nessa altura do ano, tomara que consigamos nos manter à frente”, afirmou.

“As coisas podem mudar um pouco no ano que vem, mas esperamos começar a temporada tão bem quanto estamos agora”, analisou. “Porém, no início do ano, definitivamente não esperávamos ter a segunda metade [de temporada] que estamos tendo”, finalizou Piastri.

Enquanto a McLaren seguia evoluindo, a Aston Martin estagnou (Foto: Aston Martin)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.