Piastri mira “maximizar pontos e chances” para fugir de ordens de equipe em 2025
Oscar Piastri não quer voltar a ser o segundo piloto da McLaren. Por isso, está focado em ser mais consistente desde o início da temporada 2025 da Fórmula 1
Oscar Piastri está determinado a se impor na McLaren e não quer voltar ao posto de segundo piloto, como foi em parte da segunda metade da temporada 2024 da Fórmula 1. E para cumprir o objetivo, o australiano sabe que precisa ser efetivo e aproveitar todas as oportunidades que surgirem desde o começo da campanha. Do contrário, vai perder fôlego na disputa interna contra Lando Norris.
Piastri levou um baile de Norris na disputa interna da McLaren. Na primeira metade da temporada, ainda que tenham andado relativamente próximos em uma corrida ou outra, Lando venceu a batalha interna por 9 a 3. Na parte final, Oscar até melhorou e foi superior em cinco das 12 etapas restantes. Porém, naquela altura do campeonato, o britânico era visto como o #1 do time, uma vez que tinha chances matemáticas de conquistar o título.
Apesar de entender a necessidade de Norris ter sido favorecido internamente em 2024, Piastri não quer que o cenário se repita na próxima temporada da Fórmula 1. Por isso, entende que tem de ser tão eficiente quanto o companheiro para que também esteja vivo na briga pelo título. Na visão do australiano, se isso acontecer, não haverá motivos para a McLaren tentar impor ordens de equipe.
“Você quer ganhar tudo o que puder por mérito próprio, mas [a ordem de equipe] aconteceu com os dois pilotos. Para mim, o mais importante é ter certeza de que estou em uma posição melhor no Mundial de Pilotos para que eu não esteja sujeito a isso. Se estivéssemos próximos nos pontos, essas ordens não seriam um tópico”, disse Piastri ao ao site neerlandês RacingNews365.
“Então, para mim é importante estar em uma posição forte desde o início do campeonato. Preciso garantir que estou marcando pontos e maximizando as oportunidades. Porque, na verdade, foi por falta disso que a equipe precisou dar algumas ordens. Então esse é meu objetivo para 2025”, finalizou Piastri.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.