Piastri nega aumento de pressão australiana sem Ricciardo e brinca com “vizinho” Lawson

Oscar Piastri é o único piloto australiano no grid da Fórmula 1 após a saída de Daniel Ricciardo. País está presente na categoria com ao menos um piloto desde 2002

Mesmo com a despedida de Daniel Ricciardo da Fórmula 1 após o GP de Singapura, a Austrália segue representada no grid através de Oscar Piastri. O piloto da McLaren, que estreou em 2023, carrega sozinho a responsabilidade de manter seu país na categoria, algo que acontece ininterruptamente desde 2002, quando Mark Webber estreou. No entanto, o piloto do #81 negou estar sob “pressão extra” por conta da saída do compatriota. 

Piastri valorizou a carreira de Ricciardo e afirmou que é “triste” não ter mais o ex-piloto da RB no grid da F1. No entanto, o australiano disse que “essa é a natureza do esporte” e que, agora, um “vizinho” ganhou a chance de mostrar o potencial na categoria. 

O neozelandês Liam Lawson assumiu o posto de Ricciardo para o GP dos Estados Unidos e já mostrou força e personalidade logo de cara. Piastri destacou o potencial do jovem titular da RB e disse que se dá bem com o colega de profissão.  

“Não diria que há muita pressão extra”, afirmou Piastri. “É triste que Daniel não esteja mais no grid. Ele é um cara incrível, alguém que eu admirava ao assistir à F1. É triste vê-lo sair. Claro, isso dá uma ótima oportunidade para o Liam mostrar do que é capaz novamente na F1. Infelizmente, para o bem ou para o mal, essa é a natureza do esporte”.

Oscar Piastri nega estar sob “pressão extra” por conta de saída de Daniel Ricciardo (Foto: McLaren)

“Então, não acho que isso adicione muita pressão. Tenho um ‘vizinho’ para substituí-lo. Eu me dou bem com Liam, já corri ao lado dele no passado, mas é sempre bom ter compatriotas no grid”, continuou. 

Ainda assim, mesmo tendo já cruzado com Lawson no passado e ter uma proximidade geográfica com o piloto, Piastri não espera protagonizar uma rivalidade com o #30

“Espero que não. Com as diferenças de desempenho dos carros, se formos rivais na pista, então algo está indo muito bem para um de nós ou muito mal para o outro. Sabe, ele foi um competidor forte nas outras categorias, então vamos ver do que ele é capaz”, encerrou. 

Por outro lado, em 2025, Piastri voltará a ter um compatriota ao lado na F1. Jack Doohan já foi anunciado na Alpine e será o titular da equipe ao lado de Pierre Gasly para a temporada que vem. No entanto, a promoção do australiano na equipe francesa está incerta apesar da confirmação, pois o time demonstrou interesse em Franco Colapinto recentemente.

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.