Piastri se vê mais Prost que Senna e destaca “maneira natural de guiar carros” na F1

Oscar Piastri se considera um piloto calmo, que se adapta a diferentes ambientes e capaz de pilotar carros de forma “natural”. Por isso, acredita que tem características similares às de Alain Prost

Oscar Piastri está começando sua segunda temporada na Fórmula 1, mas já deu boas demonstrações de ser um piloto com boas qualidades. Com pódios e vitória na prova sprint no Catar logo em seu ano de estreia, o australiano reconheceu que evoluiu ao longo das corridas e afirmou que isso é fruto de sua capacidade de adaptação e de sua maneira natural de pilotar. Características que, segundo ele, são similares às do tetracampeão Alain Prost.

Alain Prost e Ayrton Senna foram grandes rivais na McLaren no final dos anos 1980 e carregavam características completamente distintas. O francês era conhecido por ser calmo, controlado e completamente eficiente em seu trabalho, enquanto o brasileiro era ousado e tinha uma pilotagem mais agressiva.

Questionado pelo portal Speedcafe se tinha alguma semelhança com as duas lendas que outrora defenderam a McLaren, Piastri afirmou que se vê mais em Prost do que em Senna. Isso porque assim como o tetracampeão, o #81 se vê com uma boa capacidade de adaptação a diferentes carros e consegue guiá-los de forma “natural”.

“Diria muito, muito próximo de Prost nesse aspecto. Com a quantidade de downforce que temos nos carros hoje em dia, é preciso guiá-los em linha reta. E com os pneus que temos também, eles simplesmente não gostam de ficar de lado, por isso temos de nos adaptar sempre ao que temos à nossa volta. Para mim, foi assim que tentei encarar o meu estilo de pilotagem”, contou Oscar.

Oscar Piastri fez um bom GP da Arábia Saudita (Foto: McLaren)

“Acho que tenho uma maneira natural de guiar um carro, digamos, mas sinto que um dos meus pontos fortes é ser capaz de me adaptar rapidamente a diferentes modelos. Todos os carros das categorias de base que guiei tinham características bem diferentes. O carro de F2 provavelmente me serviu muito bem com algumas de suas características. Na F1, há certas características que são boas e outras que não são tão boas, mas você precisa ser capaz de lidar com todas elas”, finalizou Piastri.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.