Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Fórmula 1

Piastri se vê mais Prost que Senna e destaca “maneira natural de guiar carros” na F1

Oscar Piastri se considera um piloto calmo, que se adapta a diferentes ambientes e capaz de pilotar carros de forma “natural”. Por isso, acredita que tem características similares às de Alain Prost

Oscar Piastri se comparou a Alain Prost na F1 (Foto: AFP)

Oscar Piastri se comparou a Alain Prost na F1 (Foto: AFP)

 

Oscar Piastri está começando sua segunda temporada na Fórmula 1, mas já deu boas demonstrações de ser um piloto com boas qualidades. Com pódios e vitória na prova sprint no Catar logo em seu ano de estreia, o australiano reconheceu que evoluiu ao longo das corridas e afirmou que isso é fruto de sua capacidade de adaptação e de sua maneira natural de pilotar. Características que, segundo ele, são similares às do tetracampeão Alain Prost.

Alain Prost e Ayrton Senna foram grandes rivais na McLaren no final dos anos 1980 e carregavam características completamente distintas. O francês era conhecido por ser calmo, controlado e completamente eficiente em seu trabalho, enquanto o brasileiro era ousado e tinha uma pilotagem mais agressiva.

Questionado pelo portal Speedcafe se tinha alguma semelhança com as duas lendas que outrora defenderam a McLaren, Piastri afirmou que se vê mais em Prost do que em Senna. Isso porque assim como o tetracampeão, o #81 se vê com uma boa capacidade de adaptação a diferentes carros e consegue guiá-los de forma “natural”.

“Diria muito, muito próximo de Prost nesse aspecto. Com a quantidade de downforce que temos nos carros hoje em dia, é preciso guiá-los em linha reta. E com os pneus que temos também, eles simplesmente não gostam de ficar de lado, por isso temos de nos adaptar sempre ao que temos à nossa volta. Para mim, foi assim que tentei encarar o meu estilo de pilotagem”, contou Oscar.

Oscar Piastri fez um bom GP da Arábia Saudita (Foto: McLaren)

“Acho que tenho uma maneira natural de guiar um carro, digamos, mas sinto que um dos meus pontos fortes é ser capaz de me adaptar rapidamente a diferentes modelos. Todos os carros das categorias de base que guiei tinham características bem diferentes. O carro de F2 provavelmente me serviu muito bem com algumas de suas características. Na F1, há certas características que são boas e outras que não são tão boas, mas você precisa ser capaz de lidar com todas elas”, finalizou Piastri.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!