Szafnauer relembra ‘Caso Piastri’ e revela: “Alpine não preencheu tudo direito”
Otmar Szafnauer revelou que Oscar Piastri nunca teve contrato assinado com a Alpine por um erro da equipe ao enviar a papelada para a disputa no Comitê de Reconhecimento de Contratos da FIA
Ex-chefe de equipe da Alpine na Fórmula 1, Otmar Szafnauer também falou sobre o imbróglio contratual de Oscar Piastri com o time. O australiano chegou a ser anunciado pela equipe como um dos titulares de 2023 ao lado de Esteban Ocon, mas o piloto desmentiu a informação e eventualmente assinou com a McLaren, rendendo uma disputa judicial que foi mediada pelo Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA [CRB, na sigla em inglês].
Em entrevista ao podcast High Performance, Szafnauer contou que desconhecia a situação contratual de Piastri quando assumiu o posto de chefe de equipe da Alpine, em março de 2022, e revelou que o australiano nunca assinou vínculo com o time francês, que cometeu um erro no envio de documentos ao CRB.
Relacionadas
“O contrato nunca foi assinado. Comecei em março [de 2022], não tinha ideia. Eles não mandaram os documentos corretamente ao CRB e nunca assinaram com ele. Naquele novembro, houve uma janela de duas semanas onde poderia ser feito, e não foi feito. Veio o CRB e a Alpine perdeu porque não preencheu tudo direito”, declarou Otmar.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O engenheiro também mencionou o polêmico press release divulgado pela Alpine anunciando a titularidade de Piastri. Otmar citou que o departamento de comunicações do time não o reportava, e sim para a matriz na França. Ele também detonou a disputa de poder interna na equipe. Szafnauer foi demitido em julho de 2023.
“Colocamos um press release e tinha a minha imagem. E eu não tinha nada a ver com aquilo, nem estava lá. O departamento de comunicações que não reportava a mim achou que era boa desviar a incompetência deles colocando a minha foto. A pessoa que fez isso trabalhou para mim na Force India. Fui até ela e falei que ela sabe fazer melhor que isso. Ela pediu desculpas e disse que foi instruída a fazer aquilo”, afirmou.
“Mas isso mostra que, naquela época, algumas pessoas dentro da Alpine não eram confiáveis e estavam lá para me prejudicar. Eles não trabalhavam comigo. E quando você não liga para a performance, liga mais para a base de poder do que a performance do time, você faz estas coisas”, concluiu.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.