Pai de Bianchi vê Halo como “passo adiante” na segurança da F1, mas é cético: “Para Jules, isso não mudaria nada”

Phillipe Bianchi usa o próprio filho como exemplo das falhas do Halo, protótipo de proteção do cockpit testado por Kimi Räikkönen. O francês pensa que, em casos de choque com detritos pequenos ou de desaceleração extrema, os pilotos ainda estão muito expostos

Phillippe Bianchi, pai de Jules, ainda tem suas dúvidas sobre o Halo, protótipo de proteção ao cockpit aplicado pela primeira vez nesta quinta-feira (3) no carro de Kimi Räikkönen. De acordo com Phillippe, o sistema, apesar de significar um avanço na segurança dos pilotos, ainda está longe de ser perfeito.
 
O francês pensa que, de fato, o Halo é útil para o caso de grandes peças de carro se soltando. Todavia, a sentença não é verdade para o caso de impacto com peças pequenas.
Kimi Räikkönen testou pela primeira vez o ‘halo’ para proteção do cockpit da F1 (Foto: Getty Images)
“Considero isso um passo adiante em termos de segurança. É óbvio que, no caso de uma roda se soltando, esse sistema seria efetivo. Todavia, no caso de pequenos detritos, como aconteceu com Felipe Massa e Justin Wilson, isso não mudaria nada. Então é um passo adiante, mas não resolve tudo”, avaliou.
 
Phillippe provou isso justamente atrás do seu exemplo mais próximo – o acidente fatal de seu filho, Jules. De acordo com o pai, foi a desaceleração extrema que levou o filho ao óbito.
 
“Para Jules, isso não mudaria nada. Foi uma desaceleração extremamente violenta que causou o dano ao seu cérebro, que todos conhecemos. Acho que desenvolver o HANS, para absorver melhor a desaceleração em um impacto severo, ajudaria neste caso”, seguiu.
 
“O Halo não me convenceu, ainda precisa ser aperfeiçoado. Esteticamente é bastante ruim, e tenho dúvidas sobre a visão dos pilotos. A FIA quer atuar após os acidentes de Jules e Justin, mas precisa ir além”, finalizou.
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

Relacionadas

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!