Pai de Verstappen volta a se chocar com Red Bull e diz que título da F1 2025 é “pedida alta”

Jos Verstappen está cético de que a Red Bull vai ter vida fácil na temporada 2025 da Fórmula 1 e espera um ano recheado de desafios para o filho Max

Jos Verstappen, pai do tetracampeão Max, acredita que a Red Bull vai ter uma temporada das mais complicadas em 2025. Isso porque a equipe teve dificuldades para evoluir na segunda metade de 2024 e, como o regulamento não sofreu grandes alterações para este ano, é difícil imaginar que os taurinos vão se sair tão bem quanto nas últimas campanhas. Por isso, entende que brigar pelo título é uma ambição muito alta para o time.

Desde que o regulamento que explora o efeito-solo entrou em vigor na Fórmula 1 em 2022, a Red Bull despontou como força a ser batida. Nos dois primeiros anos, Verstappen dominou a categoria como poucas vezes antes na história e não teve maiores dificuldades para conquistar o bi e o tricampeonato.

Em 2024, no entanto, a Red Bull passou por alguns conflitos internos e perdeu Adrian Newey, considerado o ‘mago da aerodinâmica’ e um dos maiores peritos do esporte no que diz respeito ao efeito-solo. Desde que a equipe anunciou a saída do engenheiro em maio do ano passado, a coisa descambou de vez nas garagens taurinas e Verstappen teve dificuldades de vencer, subindo no lugar mais alto do pódio em apenas duas oportunidades nas últimas 14 corridas de 2025.

Além da queda de performance do time austríaco, a Ferrari e a McLaren parecem ter entendido bem o novo conjunto de regras e vivem um momento melhor que a Red Bull. Por isso, Jos acha que vai ser difícil Max Verstappen brigar pelo título em 2025.

A Red Bull perdeu força na temporada 2024 da F1 (Foto: AFP)

“A Red Bull precisa construir um carro que seja mais previsível em todas as condições. Se você olhar para o segundo semestre de 2024, não dá para ficar otimista [para 2025]. A Red Bull simplesmente não conseguiu tornar o carro consistentemente rápido. Então, por que deveria ser esse o caso este ano?”, disse Verstappen.

“Quanto a [Adrian] Newey, é fato que o carro não melhorou quando ele saiu da equipe. As atualizações em particular não funcionaram mais como desejado. Já falei bastante sobre os motivos pelos quais a equipe corre o risco de desmoronar. Vamos deixar por isso mesmo. Uma coisa é certa: o título da Red Bull em 2025 é uma pedida alta”, finalizou Jos Verstappen.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.