Pai de Verstappen volta a se chocar com Red Bull e diz que título da F1 2025 é “pedida alta”
Jos Verstappen está cético de que a Red Bull vai ter vida fácil na temporada 2025 da Fórmula 1 e espera um ano recheado de desafios para o filho Max
Jos Verstappen, pai do tetracampeão Max, acredita que a Red Bull vai ter uma temporada das mais complicadas em 2025. Isso porque a equipe teve dificuldades para evoluir na segunda metade de 2024 e, como o regulamento não sofreu grandes alterações para este ano, é difícil imaginar que os taurinos vão se sair tão bem quanto nas últimas campanhas. Por isso, entende que brigar pelo título é uma ambição muito alta para o time.
Desde que o regulamento que explora o efeito-solo entrou em vigor na Fórmula 1 em 2022, a Red Bull despontou como força a ser batida. Nos dois primeiros anos, Verstappen dominou a categoria como poucas vezes antes na história e não teve maiores dificuldades para conquistar o bi e o tricampeonato.
Em 2024, no entanto, a Red Bull passou por alguns conflitos internos e perdeu Adrian Newey, considerado o ‘mago da aerodinâmica’ e um dos maiores peritos do esporte no que diz respeito ao efeito-solo. Desde que a equipe anunciou a saída do engenheiro em maio do ano passado, a coisa descambou de vez nas garagens taurinas e Verstappen teve dificuldades de vencer, subindo no lugar mais alto do pódio em apenas duas oportunidades nas últimas 14 corridas de 2025.
Além da queda de performance do time austríaco, a Ferrari e a McLaren parecem ter entendido bem o novo conjunto de regras e vivem um momento melhor que a Red Bull. Por isso, Jos acha que vai ser difícil Max Verstappen brigar pelo título em 2025.
“A Red Bull precisa construir um carro que seja mais previsível em todas as condições. Se você olhar para o segundo semestre de 2024, não dá para ficar otimista [para 2025]. A Red Bull simplesmente não conseguiu tornar o carro consistentemente rápido. Então, por que deveria ser esse o caso este ano?”, disse Verstappen.
“Quanto a [Adrian] Newey, é fato que o carro não melhorou quando ele saiu da equipe. As atualizações em particular não funcionaram mais como desejado. Já falei bastante sobre os motivos pelos quais a equipe corre o risco de desmoronar. Vamos deixar por isso mesmo. Uma coisa é certa: o título da Red Bull em 2025 é uma pedida alta”, finalizou Jos Verstappen.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.