“Perigoso” e “agressivo”: Montoya diz que Magnussen é visto como “arma” por pilotos

Ao comentar as discussões entre pilotos e FIA sobre o regulamento em 2024, o ex-F1 Juan Pablo Montoya criticou abertamente a condução de Kevin Magnussen, que perdeu a vaga para 2025

Ex-piloto da Fórmula 1, Juan Pablo Montoya criticou o comportamento de Kevin Magnussen dentro das pistas e classificou o dinamarquês como “perigoso” e “agressivo demais“. Com 12 pontos de punição ao longo de 2024, o titular da Haas — que ficou fora do grid de 2025 — chegou a ser suspenso de uma corrida, o GP do Azerbaijão, devido ao excesso de tentos na carteira. Foi a primeira vez que alguém sofreu um banimento do tipo desde a introdução da regra.

Montoya disse que receber uma série de punições faz com que os pilotos não se sintam respeitados pela FIA, entidade que rege o esporte. Por outro lado, defendeu que os atletas sejam punidos em caso de erro e citou Magnussen durante a explicação. Para ele, os outros competidores enxergam o dinamarquês como uma “arma“.

“Os pilotos sentem que não recebem respeito o suficiente [por parte da FIA]”, disse Montoya ao site Instant Casino. “E entendo isso, porque é horrível ser punido. Eu costumava receber várias punições. Mas, se você comete um erro, precisa ser punido. Tivemos muitos incidentes”, afirmou.

“Vou dar um exemplo. Não tenho nada contra Magnussen, mas, se você perguntar a qualquer piloto o que pensa sobre Magnussen, todos o veem como uma arma. Ele é perigoso, agressivo demais e vai te empurrar para fora da pista. Mas, se ele fizer isso hoje, vai levar uma punição”, analisou.

Montoya não economizou palavras ao falar de Magnussen (Foto: IndyCar)

Durante o ano, as regras foram constantemente levantadas como ponto de discussão, principalmente após embates entre Max Verstappen e Lando Norris em Áustria, Austin e México. Montoya, porém, discorda das reclamações. O colombiano afirmou que os próprios pilotos participaram da confecção das regras atuais e disse que não entende os motivos por trás dos protestos.

“As regras são muito simples. Se você está lado a lado no ponto de virada, precisa dividir a pista, dar espaço, fazer alguma coisa. E as pessoas não estão fazendo isso. Na F1, eles sempre escaparam. Mas foram os pilotos que escreveram a maioria das regras, não?”, questionou.

“Acho que muitos padrões de pilotagem vieram da GPDA [Associação de Pilotos]. Então, se você é parte do processo de decisão das regras, para torná-las justas, por que está reclamando?”, criticou Montoya.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.