Piastri critica repercussão das ‘regras papaia’ na F1: “Alarde maior que o necessário”
Oscar Piastri reforçou que as ‘regras papaia’ sempre tiveram um significado claro para os membros da McLaren e minimizou o alarde criado na Fórmula 1
As ‘regas papaia’ da McLaren tiveram uma grande repercussão no meio da Fórmula 1 depois de se tornarem públicas durante o GP da Itália do ano passado. Mas Oscar Piastri criticou todo o murmurinho criado no entorno da diretiva da equipe e disse que “o alarde foi maior do que o necessário”.
Durante a corrida em Monza, Piastri, que largou da segunda posição logo atrás do companheiro Lando Norris, se valeu da ‘regra papaia’ para tomar a liderança na primeira volta. E a diretiva da McLaren nada mais é que um acordo que deixa claro para os pilotos que eles podem brigar entre si de forma respeitosa quando estão em situações iguais, e também que um deles pode ser favorecido em dado momento da temporada caso esteja brigando pelo título.
Mas a ‘regra papaia’ foi motivo de piada no meio da Fórmula 1. Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que a diretiva da equipe rival ajudou Max Verstappen na conquista do Mundial de Pilotos. Já o tetracampeão disse que o procedimento era “inútil”, pois não passava uma mensagem clara para quem estava na pista.
Mas Piastri fez questão de deixar claro que as ‘regras papaia’ não são tão confusas quanto parecem. Ainda que seu real significado não tenha sido revelado durante a exibição dos rádios durante a transmissão da F1 na TV, o piloto da McLaren disse que o acordo ficou muito claro para todos os membros da equipe.
“Não acho que as regras papaia ofuscaram o nosso ano. Houve muita discussão sobre isso, mas internamente ficou muito claro para nós qual era o acordo. É um assunto delicado, não importa o quanto você tente falar sobre. Mas se tornou algo maior do que realmente é”, disse Piastri ao portal neerlandês RacingNews365.
“A ordem só aconteceu [comigo] na sprint no Brasil, e com o Lando em Baku. Então acho que fizeram um alarde muito maior do que o necessário. Tenho voz dentro do time e pude me posicionar quando discutimos sobre as ordens de equipe. Mas, novamente, acho que para quem estava fora da equipe o problema pareceu muito maior”, finalizou Piastri.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.