Gasly diz que “ficha não caiu” sobre saída da AlphaTauri: “Temos uma conexão pessoal”

De saída para a Alpine em 2023, Pierre Gasly admitiu que ter passado tanto tempo na AlphaTauri dificulta o adeus à equipe e negou arrependimento pela experiência na Red Bull

Pierre Gasly está se preparando para uma mudança drástica de carreira em 2023, quando enfim deixará a AlphaTauri — onde está desde 2017 — para se juntar a Esteban Ocon na Alpine. E o piloto francês admitiu que a ficha sobre a mudança ainda não caiu, já que tantos anos trabalhando com as mesmas pessoas — e as mesmas cores — trouxeram um alto grau de proximidade dentro da equipe.

“Acho que a ficha ainda não caiu”, disse Gasly ao portal RaceFans. “Porque eu ainda estou me vestindo da mesma forma, as mesmas roupas dos últimos cinco anos. Vestir as mesmas cores e trabalhar com as mesmas pessoas, indo ao simulador, depois de tanto tempo, você vai além de uma relação de trabalho. Eu conheço a maioria dos filhos dos caras, suas esposas, onde eles moram. Compartilhamos uma conexão pessoal”, admitiu.

Relembrando seus principais momentos pela AlphaTauri, Gasly destacou imediatamente sua primeira — e única — vitória na Fórmula 1 até aqui, no GP da Itália de 2020. Além disso, o francês relembrou sua estreia na categoria, no GP da Malásia de 2017, quando recebeu o chamado de Helmut Marko para integrar a Toro Rosso em cima da hora — e terminou a corrida no 14º lugar.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pierre Gasly já até estreou pela Alpine no teste de pós-temporada em Abu Dhabi (Foto: Alpine Media)

“Obviamente, a vitória definitivamente vem primeiro”, afirmou. “Também vou dizer minha primeira corrida, na Malásia — você só tem uma primeira vez, e essa foi muito especial, porque eu não estava esperando”, ressaltou.

“Ainda lembro de Marko me ligando: ‘você não será piloto reserva, mas estará correndo pela Toro Rosso nesse fim de semana’. Eu comecei a pular em minha cama na Malásia. Só Deus sabe o hotel em que eu estava, mas não foi tão bom para eles”, brincou. “Mas foi um momento completamente único”, destacou.

Se o tempo de Gasly na AlphaTauri foi bem aproveitado, com evolução constante ao longo dos anos, o mesmo não pode ser dito da passagem do francês pela Red Bull. Sacado após apenas 12 corridas na temporada 2019, o francês retornou ao time de Faenza como um piloto melhor, segundo ele mesmo, o que foi vital para conquistar sua primeira vitória no ano seguinte.

“Sei que meu tempo na Red Bull foi muito útil para entender o que eu preciso como piloto”, avaliou. “Agora, eu tenho ideias muito mais claras sobre o que quero. Eu cheguei lá muito cru, sem direções claras sobre qual tipo de piloto eu era e o que eu precisava. Agora, eu sei disso. Conheço meu estilo de pilotagem e sei como operar em meu melhor. Então, acho que aprendi muito nesses últimos cinco anos, mas sempre relaciono os bons resultados com as melhores memórias”, comentou.

Gasly relembrou sua única vitória na F1, conquistada na Itália pela AlphaTauri (Foto: Laurent Charniaux)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ainda abordando o tempo que passou na Red Bull, quando não conseguiu se equiparar ao ritmo de Max Verstappen, Gasly negou qualquer tipo de arrependimento pela passagem nos taurinos. De acordo com Pierre, a experiência foi fundamental para melhorá-lo como piloto e fazer com que ele aprendesse o que deveria valorizar em sua pilotagem.

“Nem um pouco. Essa foi minha carreira e minha história com a Red Bull”, disse. “Eu acredito que aconteceu o que deveria ter acontecido. Eu aprendi muito. Acho que estou em uma posição mais forte, sou um piloto muito melhor do que era. Se sou a pessoa que sou hoje, é graças à experiência que tive lá”, reconheceu.

“Eu cresci muito, dentro e fora da pista. Se você me perguntar, eu não trocaria isso por nada. Tenho 26 anos agora, e todos os anos eu melhoro — como um bom vinho vermelho. Eu não sei onde isso vai parar, mas simplesmente sei que tenho melhorado e que o melhor ainda está por vir. Então, fico muito grato pelo que tem acontecido”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.