Gasly admite “grande surpresa” com evolução da McLaren na F1: “Nunca vi nada parecido”

Depois de assistir Alpine e McLaren brigarem pelo quarto lugar do Mundial de Construtores em 2022, Pierre Gasly se mudou para a equipe francesa e viu os ingleses atingirem uma das maiores evoluções dos últimos "10 anos" na Fórmula 1

Em uma temporada que trouxe, do início ao fim, um domínio avassalador da Red Bull — que venceu 19 de 20 corridas no ano —, a Fórmula 1 não conseguiu contar muitas histórias surpreendentes em 2023. No entanto, a corrida de desenvolvimento travada pelas equipes nos bastidores não deixou de agraciar o público com alguns momentos surpreendentes, e Pierre Gasly destacou McLaren e Aston Martin como os principais — e por motivos bem diferentes.

Em entrevista concedida em Interlagos com a presença do GRANDE PRÊMIO, o piloto francês ressaltou a evolução da McLaren em relação ao início da temporada, quando a equipe sofria para sequer passar do Q1 nas classificações. Agora, Lando Norris foi ao pódio em cinco das últimas seis corridas, além de ter entrado forte na briga pelas poles. Ao comentar o assunto, Pierre disse que “nunca viu algo parecido”.

“Diria que tem duas grandes surpresas [na temporada]”, opinou Gasly. “Uma é a McLaren, por causa do desenvolvimento que eles tiveram, nunca vi nada parecido nos últimos dez anos”, elogiou.

“Não me lembro de nenhuma equipe que foi de um carro de Q1 nas primeiras cinco corridas para um carro de pole-position. Então, isso é muito impressionante e surpreendente”, admitiu.

Pierre Gasly quer ver a Alpine brigando com as principais forças do grid (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

A Aston Martin também causou surpresa com uma subida de patamar inesperada no início do ano, inclusive frequentando o pódio com frequência — sempre com Fernando Alonso. No entanto, o desempenho caiu drasticamente do meio da temporada em diante, e Gasly admitiu que a queda também foi bastante surpreendente.

Sobre a Alpine, sua equipe desde o início do ano, o francês admitiu que a escuderia de Enstone tem sofrido para encontrar meios de superar o pelotão intermediário e levar a briga às principais marcas do grid.

“Por outro lado, a Aston Martin começou com uma performance muito boa e não vemos mais isso”, pontuou. “Então, as forças têm oscilado bastante, e nós temos continuado sempre no pelotão intermediário”, lamentou.

Pierre Gasly destacou McLaren e Aston Martin como grandes surpresas de 2023 (Foto: Rodrigo Berton/WARM UP)

Vale destacar, inclusive, que Alpine e McLaren brigaram diretamente pelo quarto lugar do Mundial de Construtores do ano passado — e os franceses levaram a melhor por 173 a 159. Este ano, a situação é bem diferente: enquanto os ingleses somaram 282 pontos, Gasly e Esteban Ocon acumulam 108 tentos.

“Não conseguimos brigar com as equipes que estão à frente, mas é extremamente apertado com quem está no mesmo nível que a gente. Então, de fato, [a evolução da McLaren] é surpreendente”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.