Gasly indica meta para Alpine até fim da F1 2023: “Lutar com Alonso algumas vezes”

Após ultrapassar Lance Stroll no Mundial de Pilotos, Pierre Gasly busca superar Fernando Alonso em ritmo de corrida na fase final da temporada 2023 da F1

Pierre Gasly vive seu melhor momento em seu ano de estreia na Alpine. Desde o GP da Holanda, que marcou o início da segunda metade da temporada 2023 da Fórmula 1 após a pausa das férias de verão europeu, o francês somou 36 pontos e ultrapassou Lance Stroll para assumir o décimo lugar no Mundial de Pilotos.

Depois de superar o canadense, Gasly traçou como meta andar próximo da Aston Martin de Fernando Alonso no GP da Cidade do México, com o intuito de comprovar a grande fase na reta final da temporada 2023.

“Não estamos muito longe da Aston e podemos ficar bem à frente deles se eles não acertarem, como fizeram em Austin, então acho que essa será a nossa principal competição”, iniciou o piloto do carro #10, em entrevista no Autódromo Hermanos Rodríguez.

“Se pudermos lutar com Fernando algumas vezes até o final do ano, acho que será definitivamente uma boa performance e, como disse, apenas maximizar as oportunidades. Pode haver algumas boas oportunidades até Abu Dhabi, e precisamos garantir que estejamos lá para aproveitá-las”, completou o francês, que ficou em 16º lugar no TL2 da prova mexicana.

Pierre Gasly (Foto: Alpine)

Embora tenha subido ao pódio com o terceiro lugar em Zandvoort, Gasly destacou o desempenho no GP dos Estados Unidos, quando chegou em sexto lugar, como o principal na temporada 2023 da F1. “Diria que [fomos bem] provavelmente no fim de semana como um todo. Acho que tiramos o melhor proveito do carro em todas as sessões. Portanto, seja na classificação de sexta-feira, na sprint do sábado ou até mesmo na corrida, sinto que deixamos tudo na pista”, afirmou.

“E esse é definitivamente um sentimento satisfatório, quando sai de um fim de semana em que sabe que deu tudo de si e isso é praticamente o máximo que você poderia obter”, prosseguiu.

Depois de uma primeira metade de temporada irregular, na qual terminou cinco vezes fora dos pontos, Pierre atribuiu sua acentuada melhora de desempenho a se tornar mais integrado à Alpine na volta das férias do verão europeu.

“Acho que havia um pouco mais de desentrosamento e precisava desenvolver um conhecimento mútuo com a equipe. Precisava compreender qual feedback dar sobre o carro, como construir o relacionamento com a equipe, e tudo parece estar se encaixando um pouco melhor desde que voltamos da pausa de verão”, continuou

“Eu diria que na primeira parte da temporada, raramente tive essa sensação, que tivemos em Austin, por exemplo, onde parecia que tudo estava otimizado e definitivamente não deixamos nada para trás”, considerou.

Apesar da Alpine estar 136 pontos atrás da Aston Martin, quinta colocada no Mundial de Construtores, Gasly acredita que a melhora no desempenho e, por consequência, dos resultados deixa a equipe francesa em boa posição para 2024. “Obviamente, não estamos lutando por nada no campeonato nesta temporada, então acho que o foco principal será apenas se apresentar em alto nível fim de semana após fim de semana, seja na execução ou tirando o máximo de nosso carro.”

“Estou muito feliz com o progresso que estamos fazendo, em termos de execução, atitude, autorreflexão sobre o que fazemos a cada fim de semana, em todas as áreas. E acho que, no geral, estamos dando um passo à frente como equipe, que é o que precisamos mirar antes da próxima temporada”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 18h. Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

BORTOLETO com APOIO FINANCEIRO é passo MAIS QUE NECESSÁRIO para F1 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.