Gasly critica pontuação da superlicença após ficar pendurado na F1: “Teremos problemas”

Pierre Gasly pediu por uma revisão no formato de pontuação da superlicença após chegar a dez tentos na temporada 2022 da Fórmula 1 e ficar a dois de ser suspenso por uma corrida

Com dez pontos somados em sua superlicença na Fórmula 1, Pierre Gasly está a apenas dois de ficar suspenso por uma corrida na categoria. Como os primeiros tentos vencem apenas em maio, o francês precisará ter cuidado no início de sua caminhada pela Alpine, em 2023, para não se ver fora de uma das etapas do primeiro semestre.

Ciente de que está mais próximo do que nunca de uma suspensão, Gasly lamentou o formato de contagem dos pontos e afirmou torcer por uma reformulação no sistema. Segundo ele, as punições podem prejudicar diretamente o lado esportivo do campeonato e até interferir no resultado final.

“Eu realmente espero que nós possamos encontrar uma forma de repensar o sistema de pontuação”, criticou Gasly. “Acho que não será do interesse do esporte se tivermos, de repente, cinco pilotos banidos. Ou, no pior dos cenários, um título mundial sem que um dos principais pilotos possa competir no final”, alertou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Preocupado com uma possível suspensão, Pierre Gasly vai correr na Alpine em 2023 (Foto: Alpine Media)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Não foi a primeira vez que o piloto se posicionou sobre o tema, inclusive. No fim de semana do GP de São Paulo, em conversa acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, Gasly já tinha dito não se considerar um piloto perigoso e lamentou estar pendurado logo em seu início por uma nova equipe.

Por fim, Pierre ressaltou mais uma vez que o sistema atual ainda será alvo de polêmicas no futuro, caso prossiga sem alterações. “Mas se continuarmos com o sistema atual, mais cedo ou mais tarde teremos problemas”, finalizou.

À parte de todas as punições, Gasly somou 23 pontos ao longo da temporada 2022 e não conseguiu impedir que a AlphaTauri perdesse o oitavo lugar no Mundial de Construtores para a Haas. No ano que vem, o francês será companheiro de equipe de Esteban Ocon na Alpine. Por outro lado, Nyck de Vries chegará à equipe de Faenza para preencher sua vaga.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.