Gasly vê “oportunidade” para AlphaTauri em 2022 e torce por “surpresa igual à Brawn”

Pierre Gasly admitiu a ansiedade com a estreia dos novos carros da Fórmula 1 em 2022, e torce para que a AlphaTauri encontre uma "solução" como a da campeã de 2009, Brawn GP

SAINZ BRILHANTE E ALONSO ACIMA DO ESPERADO: OS ESPANHÓIS NA F1 EM 2021

A temporada de 2022 da Fórmula 1 promete introduzir uma nova era no esporte, com um novo regulamento técnico que visa melhorar a aproximação dos carros na pista e as corridas em si. Será a principal mudança técnica desde 2009, quando a Brawn GP saiu à frente de todas as concorrentes com o difusor duplo, uma brecha encontrada no regulamento — que deu a Jenson Button seu único título mundial. Como os pilotos da F1 ainda não testaram os carros de 2022, Pierre Gasly admitiu que é difícil prever o que pode acontecer.

“No simulador, você trabalha com suposições”, disse Gasly à publicação alemã Auto Motor und Sport. “Como os engenheiros acham que o carro será, como vai se comportar. E então, é o papel do piloto dar um feedback claro. Quais são as principais limitações? Aonde estaria o tempo de volta?”, ressaltou.

A primeira oportunidade que os pilotos terão de testar os novos carros será nos testes de pré-temporada em Barcelona, entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Em março, serão mais três dias de testes no Bahrein entre os dias 11 e 13, antes do início da temporada em 20 de março, também em Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

PIERRE GASLY; YUKI TSUNODA; FÓRMULA 1; ALPHATAURI;
Gasly venceu Tsunoda na concorrência interna da AlphaTauri em 2021, e dupla está confirmada para 2022 (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O piloto da AlphaTauri ressaltou não apenas a importância de ter um carro competitivo no início dos testes, mas principalmente a capacidade de evolução das equipes após as primeiras voltas e o descobrimento dos primeiros problemas a serem solucionados.

“Isso dá aos engenheiros uma direção para ir”, continuou. “Mas vamos ter que esperar até o carro estar funcionando na vida real. Até lá, é difícil fazer estimativas. É muito diferente dos últimos anos. Será um grande fator, o quanto você consegue evoluir após o primeiro teste. O quão rápido você consegue aprender e melhorar”, destacou.

Gasly teve uma ótima temporada em 2021 com o nono lugar, atrás apenas dos carros de Mercedes, Red Bull, McLaren e Ferrari no Mundial de Pilotos. O francês somou 110 pontos, o que levou a AlphaTauri à sua melhor campanha na história da Fórmula 1. Com grandes mudanças previstas no esporte para 2022, Pierre espera por uma chance de progredir ainda mais.

O único título mundial de Jenson Button veio em 2009, pilotando a Brawn GP (Foto: Reprodução)

“Estou animado, porque é uma oportunidade”, explicou. “Para a equipe e para mim. Ao mesmo tempo, seria ingênuo dizer que é uma oportunidade apenas para nós. Qualquer um pode dar um grande passo à frente. Estou ciente disso. Sei que qualquer coisa pode acontecer, para melhor ou pior”, reconheceu.

Por fim, o piloto reconheceu que as oportunidades também se aplicam a seus concorrentes, e não descartou a possibilidade de que a história se repita e uma nova surpresa seja encontrada, como foi o caso da Brawn GP em 2009.

“O que eu vi do carro até agora me faz pensar positivo”, revelou. “Estou ansioso para os testes em Barcelona. Espero que tenhamos uma surpresa igual à Brawn GP de anos atrás”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.