Gasly vibra com 4º no grid na Holanda e lamenta escolha da Red Bull: “Por quê?”

Pierre Gasly fez mais uma classificação notável na temporada e vai dividir a segunda fila do grid do GP da Holanda com Valtteri Bottas. Em contraste, Sergio Pérez foi eliminado ainda no Q1 neste sábado. O francês não esconde a decepção por se ver sem espaço no time principal da Red Bull

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA HOLANDA DE FÓRMULA 1 | BRIEFING

Dizer que Pierre Gasly faz uma grande temporada na Fórmula 1 em 2021 é chover muito no molhado. Com o carro da AlphaTauri, equipe do pelotão intermediário do grid, o francês repetiu o grande trabalho que tem sido a tônica da sua jornada neste ano. Na tarde de sábado (4), em Zandvoort, o piloto alcançou outro feito e colocou o carro #10 na quarta posição do grid de largada do GP da Holanda ao marcar 1min09s478 na sua volta mais rápida, 0s593 mais lenta na comparação com o pole Max Verstappen. Desta forma, o gaulês vai dividir a segunda fila do grid com Valtteri Bottas, da Mercedes.

Em contrapartida, Sergio Pérez, da Red Bull, foi eliminado ainda no Q1 e vai largar em Zandvoort somente em 16º. Foi o bastante para muitos fãs indagarem, nas redes sociais, o motivo de ‘Checo’ ter seu contrato renovado com a equipe chefiada por Christian Horner. O futuro de Pierre Gasly para 2022 ainda não foi revelado, mas a tendência é que o piloto siga na AlphaTauri.

Questionado pela reportagem da emissora britânica Sky Sports depois da classificação deste sábado sobre seguir sem chances na equipe principal da Red Bull desde que foi rebaixado, no segundo semestre de 2019, Gasly mostrou indignação.

Gasly brilhou muito na tarde deste sábado em Zandvoort (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Eu me pergunto: por quê? Houve conversas. Acho que eles estão muito felizes com meu desempenho, mas não é só isso o que pesa na decisão”, salientou. “Eles tomaram essa decisão e, obviamente, para mim foi uma pequena decepção porque é onde quero estar, com um carro rápido”, disse Pierre, que reforçou que suas declarações não são parte de nenhuma crítica à AlphaTauri, ainda que sonhe em voltar para a Red Bull.

“Não estou dizendo que a AlphaTauri não tem me dado um carro bom. Infelizmente, não aconteceu, mas não significa que não vai acontecer no futuro”, complementou.

Sobre a classificação em si em Zandvoort, Gasly não escondeu que ficou surpreso com a performance. “Sinceramente, foi uma tarde muito boa para nós. Principalmente porque não parecíamos bem depois de ontem. A manhã também não foi a ideal, mas por algum motivo o carro esteve ótimo para a classificação e conseguimos encontrar um tempo a mais”.

Gasly vai largar logo à frente de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de terminar à frente dos carros da Ferrari, Pierre levantou como grande fator a largada neste domingo. “Se conseguirmos largar bem, sim. Se for possível, vamos tentar aproveitar”, concluiu.

Fórmula 1 acelera neste domingo, às 10h (de Brasília, GMT-3), para a largada do GP da Holanda. Uma hora antes, o GRANDE PRÊMIO apresenta o BRIEFING pré-corrida com a prévia da etapa em Zandvoort e as últimas informações antes da largada.

Nicholas Latifi bateu forte no fim do Q2 (Vídeo: Reprodução/TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.