Pilotos temem por falta de aderência e pedem à FIA nova limpeza da pista de Miami

Os promotores da corrida chegaram a limpar a pista com jatos de água, como de costume. Carlos Sainz e Lando Norris se manifestaram sobre a falta de aderência fora do traçado do circuito de Miami

A falta de aderência do circuito de Miami, recém-montado em torno do Hard Rock Stadium para receber pela primeira vez um GP de Fórmula 1, tem sido a principal preocupação dos pilotos para a corrida deste domingo (8). Os promotores da prova chegaram a limpar a pista usando jatos de água, como de costume, mas os pilotos pediram que a limpeza fosse feita mais uma vez antes de ser dada a largada.

Já nos primeiros treinos, na sexta-feira, foi possível ver o quão difícil era segurar o carro — em alta ou baixa velocidade — fora do traçado. Quase todos os pilotos cometeram erros, e alguns foram parar no muro, como Carlos Sainz e Valtteri Bottas.

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Como foi a classificação do GP de Miami de Fórmula 1

Carlos Sainz bateu nos treinos livres em Miami (Foto: Reprodução)

O piloto da Ferrari, inclusive, falou sobre o pedido feito à FIA. “Pedimos à FIA para garantir que a pista esteja o mais limpa possível para essa largada, porque vimos erros vindos de pilotos que realmente não tiveram culpa — é basicamente como dirigir no trilho seco; fora dele, parece que está molhado. Precisamos um pouco da ajuda da direção de prova.”

Lando Norris, que vai largar em oitavo na corrida, disse que o calor complica ainda mais a situação da pista. “No traçado, a aderência é razoável. Está muito quente, o que faz com que pareça ainda pior. Mas fora do traçado, é muito, muito terrível.”

Uma questão que se levanta em torno dessas reclamações é quanto às ultrapassagens, uma vez que será preciso pegar a parte suja da pista para brigar por posições. Sainz espera que a falta de aderência não atrapalhe as disputas, mas sabe será complicado.

“Acho que as ultrapassagens são possíveis com todas essas três longas retas, mas, ao mesmo tempo, todos os pilotos reclamaram da falta de aderência que existe fora do traçado. Então, se você for tentar passar, precisa fazer isso antes da freada, porque há muito pouca aderência. Mesmo na largada, pode ser muito complicado nessa linha interna e na linha externa da curva 1”, completou o espanhol.

O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, explicou que a limpeza com o jato de água de alta pressão consiste em remover o betume de cima para expor as pedras do asfalto. “Com esse tratamento, você aumenta o nível de aderência”, acrescentou.

Não é a primeira vez que os pilotos se preocupam com a qualidade do asfalto antes da corrida. Em anos anteriores, jatos de água também foram usados para melhorar a aderência dos circuitos de Istambul e Cingapura.

Agora, ironicamente, foi uma máquina usada para limpar o autódromo que causou danos na pista antes das atividades do fim de semana da F1. Os reparos foram feitos nas curvas 7 e 17. Ross Brown, diretor de automobilismo da categoria, explicou que a máquina acabou derramando fluido hidráulico na superfície e danificou o betume.

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