Pirelli anuncia que vai testar pneu conceito de 18″ nos testes da semana que vem em Silverstone

A Pirelli informou nesta sexta-feira (4) que vai levar à pista o pneu conceito que sempre quis introduzir na F1. A fornecedora vai entregar à Lotus o produto com 18" e avaliá-lo para uma possível mudança no tamanho a partir de 2015

O pneu de 18" é uma ideia que a Pirelli tem sugerido desde que anunciou sua volta como fornecedora oficial de pneus para a F1 em 2010. Para a fábrica, "pneus maiores refletem as tendências modernas do mercado" e adotá-los nas competições "resultaria em um aumento da transferência de tecnologia entre os pneus da F1 para os pneus de carros de rua".
 
Ainda de acordo com a Pirelli, o novo pneu traz desafios técnicos para a sua produção, mas que acabam compensados pela sua maior rigidez na banda de rodagem e por uma menor flexibilidade nos 'ombros' dos pneus – as paredes laterais.
Pirelli vai testar pneus de 18'' em SIlverstone (Foto: Pirelli)
“Os pneus de 13" já não são mais tão bons para uso no dia-a-dia e, atualmente, até mesmo modelos de entrada de carros usam pneu de 18". Os pneus de 18" seriam um grande passo para a F1, já que muitas outras categorias de automobilismo que já utilizam esse tamanho. Portanto, há espaço para ir ainda bem mais longe do que na F1 em anos próximos", avaliou o diretor-esportivo Paul Hembery.

"E como forma de destacar a importância do papel da F1 como um banco de ensaios e estudos para as soluções de mobilidade futuras, acreditamos que seja importante mostrar quão próximos podem ser os pneus de carro de rua e os pneus de competição. E é isso que temos feito, desde sempre, como, por exemplo, quando desenvolvemos os pneus de perfil baixo, na década de 1970, e que hoje são usados normalmente nos carros de rua", seguiu.

"No entanto, é importante destacar que este tipo de ação não é algo que estejamos fazendo com pressão, ou por insistência. Quero deixar claro que o nosso papel na Fórmula 1 não é o de instigar mudanças. Pelo contrário! Nossa missão é ajudar tanto equipes quanto pilotos a tirarem o máximo de proveito de seus equipamentos, regulamentos e dos recursos que têm à sua disposição. Cabe a eles, e só a eles, decidir quando e se querem novas mudanças", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.