Pirelli critica gráfico de desgaste de pneus da F1: “Pode ser enganoso”

Introduzido no GP do Japão, os gráficos da TV mostram o desgaste dos pneus em tempo real. Mas, segundo a Pirelli, as informações indicadas na transmissão não são de confiança por não usar os dados da empresa

Durante o GP do Japão, a Fórmula 1 estreou gráficos que mostravam o desgaste dos pneus usados pelos pilotos. A novidade causou confusão no público, como no momento da segunda parada de Lewis Hamilton. Mas o recurso não mexeu apenas com o público.
 
Após o final das atividades de pista do GP do México, nesta sexta-feira (25), o diretor da Pirelli, Mario Isola, afirmou que os gráficos dos pneus podem enganar os fãs. Isola afirmou que não sabia da novidade e ficou surpreso ao ver as informações na tela, principalmente porque a Fórmula 1 não usa os dados fornecidos pela empresa, e questionou a precisão dos números obtidos. “Nós vamos falar com eles para entender melhor o que está acontecendo, porque nós ficamos surpresos em ver isso em Suzuka”, completou Isola.
Gráfico mostra o desgaste de pneus em tempo real (Foto: Reprodução/TV/Sky Sports)

O diretor da Pirelli disse também que calcular o gasto do pneu em tempo real é difícil por causa do grande número de variáveis envolvidas. Entre elas, estão o estilo de direção, o carro, a administração durante a prova, se o piloto está correndo livre ou está no meio do tráfego e outros. O clima também atrapalha nessa previsão: “As condições que você tem no domingo são diferentes da sexta. Como as informações são previstas na sexta, se você tem dez graus a mais ou a menos no domingo, pode ser diferente”, explicou o italiano.

 
Os gráficos dos pneus são uma adição à transmissão da Fórmula 1 para 2019 e são criados com a tecnologia da Amazon Web Services. 
 
A F1 volta a acelerar no Autódromo Hermanos Rodriguez neste sábado, a partir de 12h (horário de Brasília), com o terceiro treino livre, enquanto a sessão classificatória acontece às 15h. O GRANDE PRÊMIO acompanha o fim de semana do GP do México AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui
 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube