Pirelli segura equipes em Ímola e agenda primeiros testes dos pneus de 2023 da F1

A Pirelli decidiu marcar o seu primeiro teste dos pneus de 2023 para Ímola, dias 26 e 27 de abril. AlphaTauri, Alfa Romeo, Alpine e Ferrari vão à pista com os novos compostos

A Pirelli definiu as primeiras datas do seu programa de testes dos pneus que serão usados pela Fórmula 1 em 2023. Conforme esperado, a primeira leva vai acontecer após o GP da Emília-Romanha, em Ímola: nos dias 26 e 27 de abril (terça e quarta-feira), AlphaTauri, Alfa Romeo, Alpine e Ferrari irão à pista com seus carros calçados com os novos compostos.

Encontrar vaga entre tantas corridas programadas para esse ano tem sido um grande desafio para a fornecedora de pneus. Para se ter uma ideia, pistas tradicionais, como Barcelona e Silverstone, não puderam ser incluídas no calendário de testes por terem suas corridas seguidas de outras.

A saída foi optar por outras etapas europeias, para facilitar a logística dos times. Os testes, portanto, vão acontecer após os GPs da Áustria (Red Bull Ring), Hungria (Hungaroring) e Itália (Monza). A única pista “solta” é Mugello, também italiana, que vai receber o trabalho da Pirelli por um dia.

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A Ferrari vai à pista com os pneus da Pirelli para 2023 no dia 27 de abril (Foto: Ferrari)

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Cada equipe tem dois dias à disposição, podendo escolher a mesma pista ou pistas diferentes. O calendário ficou da seguinte forma, até o momento: 26 de abril, em Ímola, testam AlphaTauri, Alfa Romeo e Alpine; no dia seguinte, 27, a Ferrari entra no lugar da equipe francesa.

No dia 24 de junho, a Ferrari assume os testes da Pirelli em Mugello. No dia 12 de julho, após o GP da Áustria, testam McLaren, Williams e Red Bull; em seguida, dia 13, Alpine assume o lugar dos taurinos.

Em agosto, dias 2 e 3, Mercedes e Aston Martin participam dos testes de pneus. Por fim, no dia 13 de setembro, em Monza, será novamente a vez da Red Bull.

A única equipe que não participará dos testes é a Haas. Ano passado, quem optou por ficar de fora foi a Williams, por conta dos custos da criação de um carro-mula, usado para esse tipo de trabalho.

Ao contrário do ano passado, as equipes usarão os modelos de 2022 para os testes em vez de carros-mula. O regulamento permite à Pirelli 25 dias de testes em pista seca e molhada, sendo que o calendário divulgado possui 18. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação quanto ao uso dos compostos para chuva nas datas definidas.

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