Pirelli explica por que testes em Barcelona são “muito importantes” para F1 2024

Testes com a presença de pilotos de Mercedes e Ferrari são uma das últimas oportunidades de avaliação dos pneus que não utilizarão mais cobertores térmicos para aquecimento

24 HORAS DE LE MANS + MOTOGP NA ITÁLIA: ONDE ASSISTIR?

A Pirelli realizou nesta semana dois dias de testes em Barcelona onde colocou em ação os pneus que serão utilizados pelos carros da Fórmula 1 na temporada 2024. Segundo determinação da FIA, os compostos não utilizarão mais cobertores elétricos para aquecimento e, por este motivo, o foco das análises foi a geração de temperatura e a aderência dos pneus. O uso de uma pista clássica de testes, como o Circuito de Barcelona-Catalunha também é estratégico e oferece a possibilidade de avaliações importantes para a fabricante única de pneus da categoria.

Durante os dois dias de testes, Mercedes e Ferrari levaram quatro pilotos à pista e completaram um total de 617 voltas. O time de Maranello contou com seus pilotos titulares, Charles Leclerc e Carlos Sainz, enquanto a equipe alemã contou com a estreia de seu piloto reserva Mick Schumacher, após ter utilizado George Russell. Quilometragem representativa no que foi a penúltima sessão de testes da temporada.

Relacionadas


Simone Berra, engenheiro-chefe da Fórmula 1 da Pirelli, explicou um pouco mais dos testes e admitiu que foi uma sessão tremendamente importante para a marca italiana entender em que pé está, uma vez que Barcelona conta com uma pista bastante mista entre trechos de alta velocidade e alto downforce, mais nas condições do que se encontra em diferentes traçados do calendário.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Pirelli teste os pneus de 2024 da F1 (Foto: F1)

“Sabemos que um teste em Barcelona é bastante representativo, porque a pista tem setores de alta velocidade. Digamos que seja um circuito normal e mais completo em comparação com o Bahrein, onde já utilizamos os pneus em uma análise no início da temporada. Estamos testando a maioria das composições e temos muitos dados”, afirmou

Esses testes representam uma das últimas oportunidades de avaliar os pneus de 2024, sendo que a última análise ocorrerá no próximo mês em Silverstone, logo após o GP da Inglaterra.

Após os testes, a Pirelli fará uma recomendação à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre a viabilidade da proibição, e a FIA terá a opção de colocar a decisão em votação, que requer o apoio de pelo menos cinco das dez equipes para ser aprovada. Caso a proibição não seja aprovada, as mantas térmicas continuarão a ser usadas no próximo ano, seguindo o mesmo padrão de 2023. Ainda no ano passado, os pilotos chegaram a chiar com a possibilidade de extinguir os cobertores térmicos.

O objetivo principal da Pirelli é desenvolver pneus que ofereçam bons níveis de aderência imediatamente após a saída dos boxes, mesmo com baixa pressão. A empresa está confiante de ter feito progressos nesse sentido.

“Estamos avaliando diferentes composições para continuar com nossos avanços, porque o objetivo é a extinção dos cobertores térmicos em 2024. Precisamos ter uma composição que tenha alta resistência, mas que também funcione bem quando a pressão é baixa no início da corrida, ajudando o composto a atingir a temperatura ideal além de gerar uma boa aderência”, analisou Berra.

A proibição planejada das mantas térmicas tem sido alvo de críticas de alguns pilotos, incluindo Lewis Hamilton, após testes anteriores. Além disso, existe a possibilidade de que, mesmo que os times estejam satisfeitos com a versão atual dos pneus testados, eles votem contra a proibição devido à resistência a uma mudança tão significativa em um momento em que os projetos dos carros de 2024 já estão bem avançados.

A Fórmula 1 volta em duas semanas, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá, em Montreal, oitava etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

UM DELÍRIO CHAMADO MERCEDES + FERRARI QUER CHUTAR LECLERC? | TT GP #99
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.