Pirelli planeja composto de pneus mais macio em 2025 e programa teste no México
Pirelli estuda mudança nos pneus para 2025 com intuito de promover maior segurança e melhorar o espetáculo da Fórmula 1. E vai usar uma sessão mais longa de treinos livres no México para os testes finais
A Pirelli planeja ter um novo projeto de pneus para a temporada 2025 da Fórmula 1. Mesmo às vésperas das mudanças do regulamento técnico de 2026, que serão mais radicais, a fabricante promete uma nova subestrutura e compostos para garantir maior segurança e melhor espetáculo à F1 no próximo ano. A marca italiana deverá ter o C6, uma gama mais macia, para o campeonato de 2025 e colocará os experimentos em teste durante o TL2 do GP da Cidade do México, no próximo dia 25, em sessão de terá 90 minutos e não os 60 tradicionais, para comportar a atividade da fabricante.
O intuito da Pirelli com o novo composto seria uma resposta ao número cada vez maior de circuitos de rua ao calendário da Fórmula 1. Os pneus mais macios devem gerar mais aderência aos carros nos traçados urbanos — em 2025, os GPs da Austrália, Arábia Saudita, Miami, Mônaco, Canadá, Azerbaijão, Singapura e Las Vegas serão em circuitos de rua, o que representa um terço das 24 etapas marcadas.
Por regulamento, os engenheiros da Pirelli tinham até o dia 1º de setembro para definir os pneus para 2025, mas a empresa ganhou tempo e poderá definir os compostos até o final da temporada. A expectativa é que as equipes também possam testar em Abu Dhabi, palco da última etapa de 2024, a borracha estabelecida para o próximo ano.
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No entanto, as equipes experimentarão os protótipos para 2025 no GP do México. Durante o TL2, a Pirelli levará para os times o C4 e C5, além de alguns C6 — todos deverão estar na temporada do ano que vem. Para melhor avaliação, a atividade no autódromo Hermanos Rodríguez saltará de 60 min para 1h30 min. A escolha da Pirelli pelo autódromo mexicano se deu pela enorme variedade de curvas, o renderá uma diversidade de informações.
Essa será a primeira atividade com todas as equipes juntas com os protótipos dos pneus Pirelli para 2025. Até então, todo desenvolvimento dos compostos foram feitos em testes privados com cada tive da Fórmula 1.
O Circuito das Américas, palco do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, não receberá esse teste pelo fato de ser um final de semana de corrida sprint, o que limita as equipes a somente um TL1 — o mesmo ocorre com o GP de São Paulo, em Interlagos.
A Fórmula 1 retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
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