Pirelli vê incerteza em renovação com F1 após 2024 e admite: “Não está em nossas mãos”

O chefe da Pirelli, Mario Isola, disse que espera discutir com a Fórmula 1 sobre o futuro da fabricante de pneus na categoria, mas que tudo vai depender da licitação em 2023

Atual fornecedora da pneus da Fórmula 1, a Pirelli disse que ainda não tem certeza se permanecerá na categoria após o final da temporada 2024, quando o contrato expira. Mario Isola explicou que “esta é uma decisão que não está nas mãos” da fabricante, dizendo que “espera discutir futuro” com a F1 em breve.

De início, o contrato atual da Pirelli terminaria ao final de 2023, mas foi estendido em mais um ano por conta do atraso na transição dos pneus de 13 para 18 polegadas, em consequência da pandemia da covid-19. O regulamento com a nova configuração dos compostos era para ter entrado em vigor em 2021, mas a mudança foi feita apenas este ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Comparação entre os pneus de 2021 e 2022 da Fórmula 1 (Foto: Pirelli)

O novo processo de licitação para a escolha da fornecedora de pneus da F1 acontecerá, portanto, em 2023. “Obviamente, a decisão não está em nossas mãos, mas no geral, estamos felizes com a nossa experiência na Fórmula 1 e queremos continuar”, disse Isola.

“Tivemos uma extensão para 2024, mas sabemos que o contrato está sujeito a um processo de licitação, e cabe à FIA decidir como gerenciar a situação junto com a Fórmula 1″, acrescentou o chefe da fabricante.

LEIA MAIS
Vettel deixa porta aberta para aposentadoria no fim do ano: “Só o tempo dirá”

A licitação abrirá a chance de fabricantes concorrentes fazerem ofertas para entrar na disputa pelo posto de fornecedora de pneus da F1. “É o mesmo processo pelo qual passamos. Isso significa que a decisão é para o final de 2023, para que o vencedor tenha um ano inteiro para se preparar até o início da próxima temporada.”

“Esperamos discutir o futuro com a Fórmula 1. Há muita coisa acontecendo e temos de discutir mais detalhadamente sobre isso. Mas é uma licitação, então vai depender da oferta, das características e dos elementos que estarão incluídos na licitação”, finalizou Isola.

A Pirelli passou a ser a fabricante oficial de pneus da F1 em 2011, substituindo a Bridgestone. Após um início complicado, a fornecedora conseguiu melhorar a durabilidade dos compostos e se preparou bastante para a transição dos pneus de 13 para 18 polegadas, em vigor esse ano. Mas ela ainda enfrenta muitas queixas da parte dos pilotos com o superaquecimento da borracha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.