Pirelli testa na Espanha nova especificação de pneus antes da estreia na Inglaterra

A Pirelli vai conduzir testes de integridade e durabilidade de seus novos compostos e vai usar o fim de semana da Fórmula 1, na Espanha, para isso

A Pirelli decidiu levar novos pneus para a Espanha e deve promover testes nesta sexta-feira (2), durante os treinos livres. A fabricante italiana já vai entregar uma versão definitiva das novas especificações, que foram usadas em “testes cegos” anteriormente, tendo como foco a temporada 2024.

Cada piloto terá dois conjuntos extras do C1 que poderão ser utilizados a qualquer momento nas duas sessões. Esses pneus faziam parte dos planos para o próximo ano, mas já serão colocados à disposição dos times no GP da Inglaterra, em julho. A ideia é melhorar a performance dos compostos, especialmente por conta do aumento do downforce dos carros e do comportamento em curva.

“Já testamos esse novo material que planejamos introduzir em 2024”, disse o chefe da Pirelli na F1, Mario Isola, em declaração à revista Autosport. “Estamos usando os mesmos compostos, sem alteração de perfil. Acredito que pelo menos quatro ou cinco equipes testaram, mas obviamente em Barcelona temos a versão mais recente para todos.”

“Vimos um aumento na resistência, melhora na integridade e maior durabilidade, sem nenhuma mudança no equilíbrio dos carros”, completou.

As equipes vão testar novos compostos da Pirelli durante os treinos livres do GP da Espanha (Foto: Philip Fong/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Apesar dessa declaração, algumas equipes ainda mostraram dúvidas sobre qual será o impacto dessas mudanças dos compostos nos carros, principalmente a Ferrari, que sofre muito com a degradação rápida dos pneus. “É sempre difícil prever, mas será bom fazer o teste e ver qual é a direção que tomaremos com a nova construção dos pneus. E pode ser um divisor de águas em termos de abordagem para a equipe, consistência, mas vamos ver depois do teste qual é a situação”, comentou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari.

Já para outras equipes, as alterações podem trazer complicações, como afirmou Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas. “Com certeza, no começo, precisaremos fazer adaptações e reclamações vão aparecer, teremos de superar esses problemas e lidar com isso. Mas precisamos confiar na Pirelli. Eles ficaram surpresos com o quanto todos melhoraram o desempenho, o downforce e as cargas nos pneus”, explicou o dirigente.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, AO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.