Pirelli vê eventual saída da Red Bull como “desastre” e considera rever planos de permanência na F1

Paul Hembery afirmou que a saída de Red Bull e Toro Rosso da F1 seria um “desastre significativo”. Dirigente afirmou que partida dos times dos energéticos faria Pirelli reconsiderar seu envolvimento com o esporte

A situação da Red Bull frente à temporada 2016 está preocupando a F1. A equipe dos energéticos ainda não conseguiu um novo fornecedor de motores e ameaça deixar o Mundial se não tiver equipamento competitivo para o próximo ano.
 
Nesse cenário, a Pirelli logo tratou de se posicionar e defender a permanência da escuderia rubro-taurina no Mundial. Diretor da fábrica italiana, Paul Hembery ressaltou a importância de Red Bull e Toro Rosso para a F1 e afirmou que uma eventual saída faria a fabricante de pneus reconsiderar seu envolvimento com o esporte.
Diretor-esportivo da Pirelli, Paul Hembery avaliou que saída da Red Bull teria um grande impacto na F1 (Foto: AP)
“Red Bull e Toro Rosso, para nós, são dois times muito importantes”, disse Hembery em entrevista ao site britânico ‘Crash.net’. “Nós admiramos o que eles fizeram pelo esporte em termos de desenvolvimento de pilotos. Eles trabalham nas bases, levando pilotos para a F1, desde Sebastian Vettel aos quatro talentos que eles têm neste ano”, seguiu.
 
“Eles também são times que saem do circo da F1 para promover o esporte, eles investem uma soma significativa de dinheiro indo para novas locações, levando a F1 para as ruas de cidades que não recebem a F1 para tentar criar esse interesse”, lembrou. “Do nosso ponto de vista, como um patrocinador, o risco de perder os dois times seria um desastre significativo para a F1”, opinou.
 
 Hembery foi ainda mais longe e afirmou que a saída da Red Bull também teria impacto no envolvimento da Pirelli com o esporte.
 
“Isso nos faria pensar bastante. Perder dois times de alta qualidade, bem fundados e profissionais — e não posso imaginar uma substituição imediata, apesar de termos a Haas entrando no próximo ano —, isso nos preocupa”, admitiu. “As pessoas dizem que times vêm e vão, mas nós estamos falando de um investimento bastante sério feito pela Red Bull ao longo de um número significativo de anos, e, do nosso ponto de vista, isso enfraqueceria o esporte drasticamente”, frisou.
 
Ainda, o dirigente afirmou que deixou clara a posição da Pirelli para Bernie Ecclestone, que já admitiu a necessidade de encontrar uma solução rápida para garantir a permanência dos times dos energéticos.
 
“Nós certamente manifestamos a nossa posição para a Red Bull e Christian [Horner, chefe da equipe], de que nós, definitivamente, não queremos perder o time dele e a Toro Rosso”, contou. “Estou certo de que Bernie sabe o que pensamos, assim como temos certeza de que outros patrocinadores pensam da mesma forma”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.