Pontos totais com 50% da corrida: entenda regulamento que deu título a Verstappen

Max Verstappen ficou sem entender como foi bicampeão em um GP do Japão com 52% da distância percorrida, mas o regulamento explica: a regra dos pontos parciais só vale em provas que não têm bandeira quadriculada, que são suspensas

A Fórmula 1 2022 teve uma das decisões de títulos mais anticlimáticas de todos os tempos e muito disso se deve ao regulamento. Neste domingo (9), no GP do Japão, Max Verstappen se sagrou campeão depois da chegada, quando Charles Leclerc foi punido em 5s por cortar a chicane final se defendendo de Sergio Pérez. Mas muita gente ficou sem entender: afinal, Max deveria ter recebido os 25 pontos mesmo em uma prova que não teve todas as voltas completadas?

Sim, o GP do Japão só teve 52% de sua distância total percorrida, mas a regra dos pontos fracionados não se aplica a ele. É que o regulamento aponta que apenas provas suspensas se adequam na categoria, ou seja: se tiver bandeira quadriculada, não importa a quantidade percorrida, os pontos são totais.

Relacionadas


No caso de provas suspensas, ou seja, que acabam em bandeira vermelha ou coisa parecida, há no artigo 57 a definição de pontos. Por exemplo, em corridas suspensas que não chegam aos 75%, o vencedor leva 19 pontos. Em provas que não alcançam 50%, 13 pontos. Caso fique abaixo dos 25%, mas acima de duas voltas em bandeira verde, 6 pontos.

Max Verstappen venceu sua 12ª corrida em 2022 e garantiu bicampeonato mundial da Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

No caso de Verstappen e da prova de Suzuka, nada disso se aplica. Por mais que a corrida tenha ficado parada por mais de 2 horas pela chuva intensa que caía no traçado japonês e que 48% da quilometragem total não tenha sido feita, os pontos são integrais pelo simples motivo do holandês ter visto a bandeira quadriculada. É isso e nada mais.

As alterações no regulamento foram feitas em decorrência do papelão do GP da Bélgica de 2021, que distribuiu pontos pela metade em uma corrida que efetivamente sequer aconteceu, deu apenas voltas atrás do safety-car e, na prática, coroou apenas o resultado da classificação.

Só que as regras são tão esquisitas que o próprio Verstappen ficou sem saber como tinha sido campeão. E aí a reação foi contida, meio até sem empolgação, depois da punição de Leclerc e da notícia que veio em forma de telefone sem fio. O que importa é que, sim, é oficial: Max é bicampeão.

Fórmula 1 continua em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de outubro, direto de Austin, no Texas, com o GP dos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.