Por 2016 ‘sem crise’, Force India pede a chefão da F1 adiantamento da premiação do Mundial de Construtores

Bob Fernley, chefe-adjunto da escuderia de Silverstone, confirmou que solicitou adiantado parte da premiação o Mundial de Construtores como forma de equilibrar as contas e evitar que a Force India tenha em 2016 o mesmo começo de ano difícil que foi visto em 2015. O time se equilibrou em meio às dificuldades e está próximo de fechar a temporada em quinto lugar


Dentre todas as equipes do grid, a Force India está, ao lado da Ferrari, entre as que mais evoluíram em 2015. Graças à ótima dupla formada por Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, o motor Mercedes e também à evolução do carro ao longo do ano, o time de Silverstone está muito próximo de conquistar seu melhor resultado no Mundial de Construtores, quinto lugar. Mas a equipe viveu tempos de crise financeira no começo da temporada, atrasando, inclusive, o projeto do seu carro, que ficou pronto bem depois das outras equipes do pelotão intermediário. Para evitar que a situação se repita em 2016, a escuderia pediu junto a Bernie Ecclestone um adiantamento da premiação do Mundial deste ano. Tudo para equilibrar as contas e ter melhor saúde financeira na próxima temporada.
 
Bob Fernley, chefe-adjunto da Force India, explicou à revista britânica ‘Autosport’ porque precisou adotar a medida. “Começamos a perder pagamentos tão logo a temporada termina, de modo que estamos tentando equilibrar melhor as coisas, conseguir um melhor fluxo de caixa, porque o inverno é o pior momento do ano para nós, mas também para que nossos apoiadores tenham uma vida um pouco mais fácil”, comentou o britânico.
Para evitar um começo de ano difícil em 2016, a Force India pediu a Bernie um adiantamento da premiação do Mundial (Foto: Force India)
“Estamos buscando adiantar nosso programa, ao contrário do que foi o ano passado, quando estávamos atrasados. Só temos de ser pragmáticos porque, se sabemos onde vamos estar, então temos de trabalhar”, afirmou o engenheiro.
 
Na visão de Fernley, trata-se de um gesto que pode encorajar outras equipes do grid. “Fizemos nossa solicitação de um modo transparente, e não estamos fazendo isso à margem do processo. Vai depender muito de outras equipes sentirem a necessidade de fazer o mesmo, de modo que será um processo um tanto mais lento. Pode ser que seja uma coisa coletiva, não para todos, mas para poucas equipes que estiveram em meio a isso no ano passado.”
 
“O fato é que Bernie está facilitando tudo para nós, e isso é uma indicação do seu apoio. Se não tivermos tudo pago, as coisas serão mais complicadas”, acrescentou.
 
Fernley disse também que a Force India já trabalha pensando em 2017. “Não será um problema para nós, mas vamos tratar de evitar que isso nos afete. O ano que vem é relativamente fácil porque é uma continuação deste, a grande mudança chegará para 2017, quando teremos de fazer um novo projeto. Por sorte, para então teremos soluções melhores”, concluiu o dirigente da equipe de Silverstone.
VIU ESSA? HAMILTON SOBE NO RINGUE E VIRA LUTADOR DE WWE

determinarTipoPlayer(“15660050”, “2”, “0”);

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.