F1

Por atrapalhar Grosjean no Q2, Gasly perde 3 posições no grid em Mônaco e larga do oitavo lugar

Pierre Gasly teve o quinto melhor tempo, mas vai largar em oitavo. O francês foi considerado culpado após atrapalhar Romain Grosjean, que buscava vaga no Q3. Prejudicado, o francês ficou pelo caminho e larga do 13º lugar no grid

Grande Prêmio / Redação GP, de Berlim
Pierre Gasly não escapou incólume após atrapalhar a volta rápida de Romain Grosjean no Q2 deste sábado (25), em Mônaco. Os comissários entraram em ação e determinaram a perda de três posições no grid monegasco para o piloto da Red Bull, que cai do quinto para o oitavo posto.
 
"Os comissários analisaram evidência de vídeo e ouviram os pilotos dos carros #10 [Gasly] e #8 [Grosjean], assim como representantes das equipes”, explicou o comunicado dos comissários. “O piloto do carro #8 precisou frear muito para evitar colisão com o carro #10, que estava indo lento na volta de preparação, além de estar na linha de tangência. O carro #8 era claramente o único em volta rápida naquele trecho”, seguiu.
Pierre Gasly (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
“Os comissários, apesar de aceitarem que é improvável que o piloto do #10 tivesse alguma chance de ver o #8, ouviram a equipe aceitar que a equipe não deu qualquer aviso. Os comissários, assim, determinam que o #10 bloqueou o #8 de forma desnecessária e aplicam uma punição de perda de três posições no grid, além de um ponto de punição”, apontou.
 
Grosjean ficou claramente irritado com a situação. Eliminado no Q2 ao ser apenas o 13º melhor, o piloto da Haas soltou uma mensagem cheia de palavrões pelo rádio, reclamando da postura de Gasly. Para completar, Romain ainda viu de camarote o companheiro Kevin Magnussen anotar o sexto melhor tempo no Q3, que agora rende o terceiro posto no grid.
 
Os outros dois beneficiados pela punição de Gasly são Daniel Ricciardo, agora em sexto, e Daniil Kvyat, sétimo.
 
Antonio Giovinazzi recebeu a mesma punição por incidente parecido. No Q1, o italiano atrapalhou Nico Hülkenberg.

1 L HAMILTON Mercedes   1:10.166   28
2 V BOTTAS Mercedes   1:10.252 +0.086 27
3 M VERSTAPPEN Red Bull Honda   1:10.641 +0.475 19
4 S VETTEL Ferrari   1:10.947 +0.781 27
5 K MAGNUSSEN Haas Ferrari   1:11.109 +0.943 24
6 D RICCIARDO Renault   1:11.218 +1.052 25
7 D KVYAT Toro Rosso Honda   1:11.271 +1.105 30
8 P GASLY Red Bull Honda P +3 1:11.041 +0.875 24
9 C SAINZ JR McLaren Renault   1:11.417 +1.251 30
10 A ALBON Toro Rosso Honda   1:11.653 +1.487 31
11 N HÜLKENBERG Renault   1:11.670 +1.504 20
12 L NORRIS McLaren Renault   1:11.724 +1.558 22
13 R GROSJEAN Haas Ferrari   1:12.027 +1.861 21
14 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari   1:12.115 +1.949 21
15 C LECLERC Ferrari   1:12.149 +1.983 8
16 S PÉREZ Racing Point Mercedes   1:12.233 +2.067 11
17 L STROLL Racing Point Mercedes   1:12.846 +2.680 11
18 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari P +3 1:12.185 +2.019 22
19 G RUSSELL Williams Mercedes   1:13.477 +3.311 13
20 R KUBICA Williams Mercedes   1:13.751 +3.585 13
    Tempo 107%   1:15.078 +4.912