Por calendário mais longo da F1, equipes aceitam reduzir dias de testes em 2020

As equipes da Fórmula 1 concordaram com uma redução no número de testes como forma de compensar o aumento do calendário. Programação de 2020 conta com 22 etapas

As equipes de Fórmula 1 concordaram com uma redução no volume de testes para compensar o aumento do calendário. A programação da temporada 2020 é composta por 22 etapas.
 
Durante o período de férias da F1, os dirigentes concordaram não só com a introdução de uma 22ª etapas, mas também com a redução nos testes.
 
Pelo novo acordo, os times terão seis dias de testes, dois a menos que os oito atuais da pré-temporada. Esses testes, que tradicionalmente acontecem em Barcelona, estão agendados entre os dias 19 e 21 e 26 e 28 de fevereiro. 
O GP da Hungria de F1 (Foto: Beto Issa)
Paddockast #30
SHOW DO MILHÃO!

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Os dirigentes também concordaram em modificar a composição dos testes que acontecem ao longo da temporada, que neste ano eram compostos por duas baterias de dois dias, que foram realizadas no Bahrein e em Barcelona. 
 
Agora, um dia foi acrescentado ao teste de Abu Dhabi, no fim do ano, que passaram a ter três dias para que a Pirelli possa testar os protótipos dos pneus de 18 polegadas de 2021. Entretanto, dois destes três dias são destinados a jovens pilotos.
 
“Nós todos concordamos com menos testes, todos achamos que é uma boa ideia”, disse Guenther Steiner, chefe da Haas. “Se você tivesse perguntado há dez anos se fazer seis dias de testes por ano era possível, eu diria que é impossível”, continuou.
 
“Agora é possível. Nós passamos de oito dias na pré-temporada e quatro dias durante a temporada para seis dias e nenhum dia. Vamos sobreviver”, avaliou.
 
Titular da Haas e líder da Associação dos Pilotos, Romain Grosjean avalia que a falta de testes vai beneficiar apenas as equipes ponteiras.
 
“Não acho que seja a escolha certa. Mais uma vez, vai dar vantagem às equipes maiores”, comentou Romain. “Durante a temporada, posso entender. Para os testes de inverno, oito dias já é muito pouco e, obviamente, seis dias é menos ainda”, comentou.
 
Apesar de tudo já estar definido, a Pirelli admite que gostaria de ter os pilotos mais experientes do grid no teste de Abu Dhabi no fim do ano, já que testa os pneus de 18 polegadas para 2021.
 
“Especialmente para a preparação para 2021, será importante ter um teste de verdade com os pneus de 18 polegadas”, disse Mario Isola, chefe da Pirelli. “Nós vamos discutir isso, mas ainda não tenho nenhuma informação”, encerrou.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.