Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Fórmula 1

Por pandemia, FIA anuncia revisão do sistema de pontos para superlicença da Fórmula 1

A pandemia causada pela Covid-19 bagunçou o calendário de quase todas as categorias do esporte a motor e cancelou até campeonatos. Por isso, a Federação Internacional de Automoblismo decidiu revisar o sistema de pontuação que garante a superlicença para pilotos que desejam ingressar na Fórmula 1

Felipe Drugovich em ação na Fórmula 2. Brasileiro busca pontuação para obter superlicença nos próximos anos (Foto: Dutch Photo Agency)

Felipe Drugovich em ação na Fórmula 2. Brasileiro busca pontuação para obter superlicença nos próximos anos (Foto: Dutch Photo Agency)

 

A FIA vai conduzir uma revisão do sistema de pontos para a superlicença da Fórmula 1 para evitar pilotos em desavantagem após a pandemia de Covid-19 que afetou o automobilismo mundial em 2020.

A pontuação para obtenção da superlicença , necessária para pilotar na Fórmula 1, foi introduzida pela Federação Internacional de Automobilismo em 2016 como forma de reestruturar as categorias menores do automobilismo.

Para alcançar um posto na Fórmula 1, o piloto precisa conquistar 40 pontos em três temporadas em categorias de base. Como muitos campeonatos foram encurtados, alterados ou mesmo cancelados por conta da pandemia do novo coronavírus, a FIA decidiu revisar o processo. Além disso, muitos jovens pilotos enfrentam problemas financeiros e futuro incertos com a crise causada pela Covid-19.

“As medidas exploradas pela FIA Super Licence Working Group, após consultas a diferentes equipes, organizadores e pilotos, visam proteger potenciais campeonatos vulneráveis”, disse a entidade em comunicado.

Pelotão da Fórmula 3 durante corrida em Silverstone. Categoria iniciou atividades após longa pausa (Foto: Getty Images/F3)

“Isso também causa disparidade no sistema por diferentes momentos de volta das atividades e de ameaça apresentada pela Covid-19 ao redor do mundo”, prossegue a nota.

A pandemia que atingiu o planeta em 2020 causou mudanças não apenas por adiamentos e cancelamentos de etapas. A Indy Lights cancelou a temporada inteira e a Audi anunciou a saída do DTM a partir de 2021. Stefano Domenicali, Presidente da Comissão de Monopostos da FIA, comentou o assunto.

“Muitos campeonatos estão passando por dificuldades econômicas, enquanto competidores estão naturalmente preocupados em não perder uma temporada ou comprometidos em meio a uma incerteza sobre o recomeço das atividades”, disse o dirigente.