Mercedes confirma primeiros testes de Antonelli na F1 com carro de 2021 na Áustria

Toto Wollf confirmou à F1 TV nesta sexta-feira que o italiano de 17 anos vai ter o primeiro contato com o carro de 2021 no Red Bull Ring

A Mercedes, enfim, anunciou nesta sexta-feira (5) que Andrea Kimi Antonelli vai, de fato, testar o W12, carro de 2021 da equipe, no Red Bull Ring, circuito da Áustria. Em entrevista à F1 TV, o chefão do time, Toto Wolff, falou sobre como vai ser a dinâmica para o piloto da Prema.

“Queremos dar a ele a sensação de que é realmente bom. como é o carro. E depois, vamos colocá-lo no carro de 2022 para ver qual é a diferença. Estou muito ansioso e feliz em vê-lo em um carro de F1”, disse o austríaco.

Cotado como um dos possíveis substitutos de Lewis Hamilton na Mercedes em 2025, o italiano precisa da superlicença e um dos requisitos exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o passe é uma determinada quilometragem com carro de F1 — algo que a equipe alemã já se prepara para assegurar.

De acordo com o regulamento esportivo, o piloto precisa bater a marca de 300 km percorridos em no máximo dois dias, porém tais sessões particulares só podem ser feitas com modelos de pelo menos dois anos anteriores ao vigente.

Andrea Kimi Antonelli saltou da FRECA direto para a F2 em 2024 (Foto: Prema)

Toto fez questão de destacar seu orgulho por colocar Antonelli para andar em um carro da Mercedes. “Ele está conosco desde os 11 anos, tenho uma foto dele parado ao meu lado quando era um menino no kart e agora testemunhar seu desenvolvimento como piloto de F1 é algo que estou muito orgulhoso”, elogiou.

Ainda existem outras questões que devem ser resolvidas por Antonelli ao longo de 2024. Apesar do piloto já possuir os 40 pontos necessários para a superlicença, tem apenas 17 anos e o mínimo exigido pela FIA é 18. Sendo assim, precisa esperar até 25 de agosto, quando faz aniversário, para conseguir o documento.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Depois do título da FRECA no ano passado, o protegido da Mercedes subiu direto para a Fórmula 2. No Bahrein, enfrentou diversas dificuldades, mas depois andou bem na Arábia Saudita e na Austrália, inclusive garantindo top-5 em corridas e alguns pontos no campeonato.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.