Por que FIA atrasou bandeira vermelha em batida de Stroll no Q2 de São Paulo

De acordo com a revista inglesa Autosport, a FIA achou que Lance Stroll conseguiria voltar sozinho aos boxes depois do acidente, por isso não acionou a bandeira vermelha na hora da batida

Embora Lance Stroll tenha batido forte no minuto final do Q2 da classificação do GP de São Paulo, realizada na manhã deste domingo (3), a direção de prova achou que seria possível ao canadense retornar sozinho aos boxes. Foi essa a razão que levou à demora do acionamento da bandeira vermelha no momento do acidente.

A informação é do site da revista inglesa Autosport deste domingo (3). O lance aconteceu no fim da classificação. Stroll perdeu o controle na Curva do Sol, logo depois do S do Senna, e bateu forte contra a barreira de proteção, destruindo tanto a frente quando a parte traseira do AMR24.

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Foi o terceiro de cinco acidentes que causaram a interrupção da classificação, só que, ao contrário dos outros, a bandeira vermelha demorou quase um minuto para entrar em ação. O problema é que a indecisão acabou prejudicando Max Verstappen, que ficou em 12º e com cinco posições a serem pagas por troca de motor.

Christian Horner, claro, não economizou nas críticas e disse que a Red Bull se sentiu “prejudicada”. Mas a FIA explicou que viu pelo painel que Stroll estava tentando levar o carro e volta ao pit-lane, informou a publicação inglesa.

A FIA achou que Stroll conseguiria voltar aos boxes depois da forte batida (Vídeo: DAZN)

O #18 foi instruído pelo engenheiro de corrida a tentar levar o carro de volta aos boxes para evitar nova paralisação. Apenas quando ficou óbvio para o controle de prova que ele não conseguira voltar sozinho por conta da suspensão avariada, a bandeira vermelha foi acionada.

A Autosport ainda fala que a entidade que regula o esporte “ficou satisfeita em manter a pista sob bandeira amarela dupla até aquele momento, pois funcionou como uma bandeira vermelha local, com os pilotos sendo forçados a reduzir a velocidade no local do acidente”. Os tempos de volta, portanto, seriam comprometidos de qualquer forma.

Quanto às batidas de Fernando Alonso e Alex Albon que aconteceram sequência, o impacto maior dos acidentes causou a entrada do carro médico, deixando claro que a bandeira vermelha teria de ser acionada imediatamente.

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