Por que Fórmula 1 planeja pré-temporada de 2022 em Barcelona sem TV ao vivo

Em razão de acordo financeiro com o Bahrein, a Fórmula 1 pretende que a abertura dos testes com os novos carros, em Barcelona, não terá cobertura ao vivo da TV, como foi nos últimos anos

David Vidales quase decola e acerta Dino Beganovic. Os dois pilotos, da Prema, abandonaram em Monza (Vídeo: FRECA)

Nos últimos anos, os testes de pré-temporada da Fórmula 1 foram exibidos ao vivo por emissoras de TV credenciadas e proprietárias dos direitos de transmissão, como a britânica Sky Sports. Entretanto, o Liberty Media pretende priorizar a mídia impressa e eletrônica nos testes que vão acontecer na Catalunha, entre 23 e 25 de fevereiro de 2022, e só então, para a sessão programada para o Bahrein, é que haverá maciça cobertura da mídia televisiva. Quem informa é a revista alemã Auto Motor und Sport.

De acordo com a publicação, o Bahrein tem um acordo financeiro com o Liberty Media para ser palco de uma apresentação oficial e midiática dos novos carros das dez equipes do grid para a temporada 2022. De modo que, em caso de ampla cobertura televisiva nos testes em Barcelona, não faria sentido ao governo do país insular pagar tanto dinheiro para obter tal primazia. O valor do acordo não foi divulgado.

WEB STORIES
+Randy Lanier: quem é o ex-piloto e ex-traficante retratado em série da Netflix

CARRO-CONCEITO; FÓRMULA 1; F1; FÓRMULA 1 2022; NOVA ERA F1;
A F1 vai reservar ao Bahrein uma apresentação de gala dos novos carros para 2022 (Foto: Fórmula 1)

O grande desejo do Bahrein era que os testes como um todo acontecessem em Sakhir. Entretanto, por facilidade logística, as equipes da Fórmula 1 entendem que faz mais sentido que a primeira sessão com a nova geração de carros aconteça na Europa, já que, em caso de reposição ou desenvolvimento de peças em regime de urgência, por exemplo, o transporte até o circuito catalão é mais rápido, eficaz e barato do que seria para uma sessão no Oriente Médio.

Sobre as transmissões da pré-temporada na TV, as sessões serão abordadas somente em resumos ao fim de cada um dos dias de atividade em Barcelona. Não se sabe ainda se as equipes terão permissão para executar os chamados dias de filmagens e se terão autorização para veicular imagens em caso de sessões privadas na Catalunha.

Para o Liberty Media, trata-se da chance de priorizar, naquele primeiro momento, os trabalhos da imprensa impressa e eletrônica antes dos testes do Bahrein e, aí, sim, ampliar a cobertura televisiva, inclusive com a transmissão da sessão em Sakhir no aplicativo F1 TV Pro, como aconteceu em 2021.

Ainda segundo a revista alemã, a ideia de ampliação de três para cinco dias a primeira sessão de pré-temporada, em Barcelona, não chegou de fato a ser considerada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Desta forma, os trabalhos de preparação na pista em 2022 vão se resumir a seis dias, divididos da seguinte forma: de 23 a 25 de fevereiro, na Catalunha, e de 11 a 13 de março, no Bahrein. A temporada começa na semana seguinte, 20 de março, também em Sakhir.

Neste fim de semana, a Fórmula 1 volta a acelerar e realiza a 18ª etapa da temporada 2021 com a disputa do GP da Cidade do México. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

ANDRETTI -SAUBER NA F1: AFINAL, O ACORDO SAI OU NÃO? | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.