Por Verstappen e asa quebrada, Leclerc é punido e cai para 7º no Japão
Charles Leclerc e Ferrari foram considerados culpados por dois incidentes distintos no GP do Japão. Com 5s de acréscimo por tocar Max Verstappen na largada e mais 10s por completar quatro voltas com uma asa danificada, o monegasco cai para sétimo
Além da adição de tempo, Leclerc leva dois pontos de punição por conta do toque com Verstappen. A situação, entretanto, não preocupa Charles no longo prazo – estes são os únicos pontos acumulados pelo monegasco nos últimos 12 meses, sendo que um piloto precisa de 12 para ser suspenso por um GP.
"Os carros #16 e #33 estavam lado a lado conforme passavam da curva 1 para a curva 2 na primeira volta, com o #16 por dentro", explicou o comunicado dos comissários, fazendo referência ao toque com Verstappen. "Conforme os carros se aproximaram da curva 2, o #33 estava marginalmente adiante, seguiu por fora e deu espaço suficiente na parte de dentro. O #16 perdeu aderência por conta dos carros em frente e subesterçou abruptamente para a parte de fora da pista, tocando o #33 e o forçando para fora da pista. Por mais que a perda de aderência e o contato não tenham sido intencionais, a perda de aderência por conta do carro em frente é algo que deveria ser previsto pelo #16. O #16 é julgado predominantemente culpado pelo incidente", seguiu.
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Na punição sobre a asa dianteira, a crítica é principalmente às instruções passadas pela Ferrari ao monegasco. "Ao não parar o carro #16 ao fim da primeira volta para uma inspeção de segurança imediatamente após o incidente, com o carro tendo danos claros, e depois dizendo ao piloto para ficar na pista por uma volta extra, tendo a direção de prova dito o posto, a equipe criou uma situação insegura no circuito. Faltou pouco para acontecer um grande incidente, com a equipe também aumentando as chances de outros incidentes após o notado".
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